Verão começa hoje no Brasil, com impactos no início da safra 2022/2023
Chuvas abaixo da média, em áreas de MS, MG e GO podem impactar negativamente nas lavouras
O verão no Hemisfério Sul começa às 17h48 (horário de MS) nesta quarta-feira (21) e termina no dia 20 de março de 2023 às 17h25. Devido às suas características climáticas, com grandes volumes de chuva, o verão no Brasil tem muita importância para atividades econômicas como a agropecuária, a geração de energia (por meio das hidrelétricas) e para a reposição hídrica e manutenção dos reservatórios de abastecimento de água em níveis satisfatórios.
No Brasil Central, o retorno gradual das chuvas, que foi observado nos últimos meses, contribuiu para um aumento dos níveis de água no solo e tem sido importante para o estabelecimento das culturas de verão no campo, como a soja, milho, feijão e algodão.
Veranico em MS, GO e MG
No entanto, as chuvas irregulares previstas para os próximos meses, além de um possível veranico, ou seja, chuvas abaixo da média, principalmente no mês de janeiro de 2023 em áreas de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso do Sul, podem impactar negativamente o armazenamento de água no solo e as culturas que se encontrarem em estágios mais sensíveis.
Cemtec confirma previsões
Prognóstico de chuvas e temperatura, apresentado pelo Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul), aponta que as chuvas devem ser irregulares em Mato Grosso do Sul no primeiro trimestre de 2023.
As regiões sul, sudoeste e oeste do estado devem ter precipitações abaixo ou bem abaixo da média climatológica para o período, enquanto as regiões centro-norte, norte e leste devem apresentar chuvas acima ou bem acima do normal.
O índices apontam precipitação acumulada, para o primeiro, de até 50% menor, principalmente para o extremo sul e sudoeste de Mato Grosso do Sul. Já no extremo norte e extremo leste de MS as chuvas podem ficar até 60% acima do que é esperado (média histórica) para o período do verão.
A previsão de temperatura do ar indica que o verão de 2022/2023 deve ser mais quente que o normal, ou seja, as temperaturas podem ser 40-60% acima do normal, na maioria das regiões do Mato Grosso do Sul com exceção de partes da região leste e nordeste que as temperaturas tendem a ficar levemente abaixo da média histórica devido a previsão de mais chuvas nessas regiões.
Confira Prognóstico Climático do Verão 2023 para todas as regiões AQUI.
Veja prognóstico do Cemtec para o verão clicando no link Previsao_Climatica_DJF22_23-1.pdf
* Com informações do Ministério da Agricultura e do Cemtec.