ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
SETEMBRO, SÁBADO  28    CAMPO GRANDE 22º

Meio Ambiente

Alunos criam sistema de captação de água para irrigar horta orgânica

Priscilla Peres | 03/06/2015 12:23
Alunos tiveram ideia e agora desenvolvem projeto. (Foto:Casimiro Silva )
Alunos tiveram ideia e agora desenvolvem projeto. (Foto:Casimiro Silva )

Reaproveitar a água da chuva e produzir alimentos orgânicos. As duas atividades que se complementam e fazem bem ao Meio Ambiente, estão sendo desenvolvidas em uma escola municipal de Campo Grande. Em projeto conjunto com professores de biologia, matemática, ciências e geografia, os alunos aprendem sobre preservação ambiental.

Inicialmente, os alunos da Escola Municipal Nazira Anache, localizada no Jardim Anache, desenvolveram um projeto de horta orgânica, e então tiveram a ideia de fazer um sistema de captação de água da chuva, para mandar a produção. A ideia virou projeto e está sendo implantada.

De acordo com a diretora adjunta, Andrelina Raniere a escola já adquiriu a caixa d’água, boia, peneira para filtrar os resíduos e a torneira, entre outras ferramentas para construir o sistema de captação. Os canos para a tubulação foram doados por um pai de aluno que vai ajudar também na construção do sistema.

Um engenheiro agrônomo do projeto Alphaville, auxiliou com orientações técnicas. Começou com o estudo do solo, a formação do canteiro, o conhecimento sobre cultura e rotatividade e a escolha das hortaliças, entre elas alface, couve-flor, brócolis e cebolinha. O grupo responsável pela horta e pelo sistema de captação é formado por 32 estudantes, mais os professores.

Exemplo - O estudante do 9º ano, Erik Lopes de Souza, 14, é um dos alunos à frente do projeto. “Com a ajuda dos professores e de um pai de aluno que vai ajudar na instalação, pensamos em ver esse sistema funcionando o mais rápido possível. Todos aqui não veem a hora de aproveitar na prática o resultado do nosso trabalho e colher as hortaliças”, disse Erik.

Andrelina adianta que, a partir do resultado do sistema de captação para a horta, a intenção é aproveitar a água da chuva em outros espaços da escola, construindo novos sistemas. A partir daí poderão ser utilizados para a cozinha, para os banheiros, para a limpeza do pátio e outros espaços. “É o projeto educativo que sonhamos. Vai ajudar a economizar e aproveitar a água da chuva, queremos dar o exemplo”, assinalou.

A matemática entra na sala de aula, quando é questionado quanto uma caixa de 350 litros cheia de água pode ajudar na horta? “Esse é o intuito do projeto, fazer com que o teórico seja realizado na prática e trabalhar a realidade com os alunos nas aulas de matemática e ciências”, observou a professora Rose Maclaine.

As ações não param por aí na escola municipal Nazira Anache. A diretora adjunta destaca que os estudantes participam também do projeto de jardinagem e dos latões de lixo com material reciclado que recebem grafitagem. Segundo ela, os jardins estão espalhados pela escola em locais onde até então eram ociosos. “São projetos que mudaram o jeito dos alunos verem a escola. Eles cuidam das plantas, da limpeza e da conservação. Sabem que são parte da escola, são participativos e isso é muito bom”, destacou.

O projeto conta com a participação dos professores Marinês Adiers (Laboratório de Ciências), Tiago Green de Freitas (Ciências), Magno Benedito dos Santos (Matemática) e Rose Maclaine (Geografia).

Nos siga no Google Notícias