Anunciado como "o mais moderno do mundo", viveiro é inaugurado pela Suzano
Investimento de R$ 80 milhões terá capacidade de produzir 35 milhões de mudas
A indústria de celulose Suzano inaugurou, na unidade de Ribas do Rio Pardo, nesta quarta-feira (11), um viveiro com capacidade de produzir 35 milhões de mudas de eucalipto por ano. A promessa é que será a estrutura mais moderna e eficiente do mundo, com sistemas que permitem o uso racional dos recursos hídricos, reutilização da água da chuva, sistemas eficientes de irrigação e uso de tubetes biodegradáveis.
Com investimento de R$ 80 milhões, o viveiro ocupa uma área de cerca de 21 hectares, sendo 111 mil metros quadrados de área construída e está instalado ao lado da nova fábrica, às margens da BR-262.
Também está sendo empregado o projeto de automação, que contemplará uma linha inteira de produção, garantindo o controle e a rastreabilidade do processo de produção via sistema RFID, que é uma tecnologia de identificação e controle que funciona por ondas de rádio.
Segundo o diretor de operações florestais da empresa, Rodrigo Zagonel, este novo viveiro de mudas está diretamente ligado às estratégias de negócios da companhia, que visam aliar eficiência e respeito ao meio ambiente e às pessoas.
"Estamos inaugurando em Ribas do Rio Pardo um dos mais competitivos e sustentáveis viveiros da empresa, que irá colaborar com o abastecimento da nossa fábrica, com a redução de emissões de gases do efeito estufa e ainda com a geração de trabalho e renda no município", defendeu.
A inauguração oficial foi hoje, mas o viveiro operava parcialmente desde 2024, com plano de empregar 240 pessoas. É importante lembrar que a indústria já possui uma base florestal de aproximadamente 600 mil hectares no Mato Grosso do Sul.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.