Baixa umidade do ar coloca 34 municípios do Estado em alerta
Índices podem chegar a 25% nesta sexta-feira, condição climática pode agravar problemas repiratórios
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) colocou 34 municípios de Mato Grosso do Sul, incluindo Campo Grande, sob alerta de baixa umidade do ar, com índices entre 30% e 20%. A condição crítica deve se estender, pelo menos, até sexta-feira (22), sendo apontados riscos, ainda que baixos, de incêndios florestais e à saúde. Contudo, a umidade segue baixa até segunda (25).
Durante o período, é recomendado que a população consuma muitos líquidos e evite desgaste físico nas horas mais secas, bem como exposição ao sol nas horas mais quentes. A baixa umidade do ar é uma condição comum no inverno, que se iniciou nesta quinta (21), causa ressecamento nas vias áreas, agravando problemas respiratórios.
O alerta do Inmet vale para os municípios das regiões central, norte e do Bolsão –Água Clara, Alcinópolis, Anastácio, Aparecida do Taboado , Aquidauana, Bandeirantes, Brasilândia, Camapuã, Campo Grande, Cassilândia, Chapadão do Sul, Corguinho, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Dois Irmãos do Buriti, Figueirão, Inocência, Jaraguari, Nova Alvorada do Sul, Paranaíba, Paraíso das Águas, Pedro Gomes, Ribas do Rio Pardo, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso, Rochedo, Santa Rita do Pardo, Selvíria, Sidrolândia, Sonora, São Gabriel do Oeste, Terenos e Três Lagoas.
Condições – Até segunda-feira, o sol deve predominar em Mato Grosso do Sul. No domingo (24), há previsão mde aumento de nebulosidade nas regiões oeste e sul. Já as temperaturas devem se manter estáveis.
Nesta sexta e sábado, na Capital, as temperaturas variam entre 16ºC e 30ºC. O céu deve permanecer aberto, com névoa seca, e umidade entre 70% e 30%.
A condição se replica no interior –no centro-norte, os percentuais de umidade do ar devem cair a 25%. Já as temperaturas variam entre 11ºC, no sul, e 32ºC no Pantanal.