ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
DEZEMBRO, SEGUNDA  23    CAMPO GRANDE 24º

Meio Ambiente

Campo Grande registra chuva leve em meio ao alerta de frente fria

Umidade relativa do ar chegou aos 80%, segundo o Inmet; meteorologia emitiu alerta até segunda (4)

Por Gustavo Bonotto | 01/11/2024 19:54
Chuva leve foi registrada na Avenida Guaicurus, região do Bairro Universitário. (Foto: Juliano Almeida)
Chuva leve foi registrada na Avenida Guaicurus, região do Bairro Universitário. (Foto: Juliano Almeida)

Campo Grande voltou a registrar a aparição de chuvas isoladas no início da noite desta sexta-feira (1º). Conforme apurado pela reportagem, houve pancadas nos bairros Autonomista, Chácara Cachoeira, Chácara dos Poderes, Danúbio Azul, Estrela Dalva, Jardim Jerusalém, Jardim Montevidéu, Jardim Veraneio, Maria Aparecida Pedrossian, Mata do Jacinto, Noroeste, Oiti e Universitário, Vila Margarida, Vila Sobrinho, Vivendas do Parque.

O dia havia amanhecido com céu aberto e temperatura amena. A máxima foi de 30ºC, com nuvens também isoladas. Já a precipitação começou a se espalhar depois das 17h, acompanhada de descargas elétricas.

A umidade relativa do ar chegou a 80% com o retorno da pluviosidade, informou o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). A Capital somou, até às 19h, ventos leves de 10 quilômetros por hora. Não houve registros de alagamentos.

Mais cedo, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta para risco de chuva intensa em Campo Grande e os 78 municípios do interior de Mato Grosso do Sul. O aviso começou nesta sexta e vai até o fim da manhã de segunda (4). Uma frente fria deve segurar a temperatura pelos próximos dias.

Carros circulam, em meio a chuva, na Avenida Guaicurus. (Foto: Juliano Almeida)
Carros circulam, em meio a chuva, na Avenida Guaicurus. (Foto: Juliano Almeida)

A meteorologia indica para volume de chuva de até 50 milímetros por dia e ventos intensos que podem chegar aos 60 km por hora. O alerta de cor amarela indica "perigo potencial". A orientação é que a população evite estacionar ou tentar se abrigar debaixo de árvores e próximo a placas de publicidade e torres de transmissão.

O Climatempo explica que um corredor de umidade se formou conectando as regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste do País. Uma onda atmosférica favorece a formação de instabilidades que aumentarão a umidade e a ocorrência de chuvas, principalmente no Centro-Oeste e Amazônia.

Para Campo Grande são previstos volume de chuva de 13 milímetros no sábado e de até 34,2 milímetros no domingo. Para Dourados são esperados 7,4 mm no sábado e 24,2 mm no dia seguinte. Três Lagoas têm expectativa de 17 mm amanhã e de 21 mm no domingo. Para Corumbá são esperados 20 mm somando os dois dias.

Já as temperaturas não devem passar dos 30ºC nos próximos dias. Campo Grande tem máxima de 26ºC no fim de semana. O índice não deve passar dos 29ºC nos dias seguintes. Em Ponta Porã, sul do Estado, as mínimas podem chegar aos 17ºC e 18ºC até o fim da semana que vem. Em Corumbá a semana seguinte vai começar com máxima de 35ºC, mas fecha com 29ºC.

Área em amarelo indica risco de chuva intensa em todo MS. (Arte: Inmet)
Área em amarelo indica risco de chuva intensa em todo MS. (Arte: Inmet)

Receba as principais notícias do Estado pelo celular. Baixe aqui o aplicativo do Campo Grande News e siga nas redes sociais: Facebook, Instagram, TikTok e WhatsApp.

Nos siga no Google Notícias