Cidade tem manhã chuvosa, mas volume continua abaixo da média
Após passar a quinta-feira com tempo fechado, mas sem nenhuma gota de água, a cidade de Dourados iniciou o dia hoje (9) com uma chuva fraca que já dura uma hora, mas não passou de três milímetros de precipitação, segundo a estação agrometeorológica da Embrapa Agropecuária Oeste.
Mesmo com a segunda chuva nesta semana, a precipitação registrada do dia 1º até agora continua longe da média histórica para o mês de dezembro. São 20 milímetros acumulados em nove dias, enquanto a média do mês é de 180mm.
Ao contrário do ano passado, quando o volume de chuva superou as médias históricas de setembro em diante, a região de Dourados teve dois meses seguidos de baixa precipitação.
Em novembro, choveu apenas 51 milímetros em Dourados, 30% da média histórica, que é de 160mm. Segundo a Embrapa, houve apenas quatro dias chuvosos e a maior precipitação foi 39mm, 28 de novembro.
Devido aos baixos índices de precipitação, a umidade do solo da região caiu constantemente ao longo do mês passado, só voltando a subir com as chuvas de 28 de novembro, mas sem superar o nível de 50% da disponibilidade hídrica.