ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 29º

Meio Ambiente

Com 6 focos de incêndio em 15 dias, Pantanal está em alerta para chuvas

Comunicado meteorológico é válido para Corumbá, Ladário, Miranda e Aquidauana

Jhefferson Gamarra | 16/04/2023 14:28
Tempo fechado na região da Serra do Amolar em Corumbá. (Foto: Secom/MS)
Tempo fechado na região da Serra do Amolar em Corumbá. (Foto: Secom/MS)

O tempo deve ficar instável na região pantaneira de Mato Grosso do Sul, que está sob alerta do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) para possibilidades de chuvas intensas. Comunicado meteorológico emitido na manhã deste domingo (16) e que segue até segunda-feira prevê chuvas fortes, que podem atingir entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia.

A previsão abrange os municípios de Aquidauana, Corumbá, Miranda e Ladário. Além da possibilidade de chuvas, o alerta inclui rajadas de ventos intensos de até 60 km/h. Apesar do alerta, o instituto pondera que há baixo risco para o corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

O tempo chuvoso será bem-vindo no bioma pantaneiro, tendo em vista que nos últimos 15 dias foram registrados 6 focos de incêndio em Corumbá. Ainda de acordo com levantamento do programa de queimadas do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), desde o inicio do ano foram 22 focos de queimadas na região, sendo 20 em   Corumbá, 1 em Aquidauana e outro em Porto Murtinho.

A Defesa Civil orienta para que em casos de rajadas de vento, a população não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Além disso, devem evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada. Em caso de emergência a Defesa Civil (199) e Corpo de Bombeiros (193) devem ser acionados.

Nos siga no Google Notícias