Conjunção celeste: Lua e Vênus brilham juntos nesta noite no céu
O ápice do encontro do planeta Vênus com a Lua crescente ocorrerá nesta sexta-feira
A Lua crescente faz uma conjunção com Vênus desde a quinta-feira (2), tendo seu ápice nesta noite (3). O melhor horário para visualização é ao entardecer, por volta das 19h (de MS), na direção do pôr do sol. O tempo instável pode prejudicar a visibilidade do encontro, devido às nuvens, mas segue sem previsão de chuva nesse horário.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
A Lua crescente está em conjunção com o planeta Vênus desde o dia 2, atingindo seu pico no dia 3. Apesar do tempo instável que pode dificultar a visualização, o melhor horário para observar o fenômeno é ao entardecer, por volta das 19h, na direção do pôr do sol. Vênus, o planeta mais próximo da Terra e o objeto mais brilhante no céu, se alinha com a Lua, criando uma percepção de proximidade, embora na realidade estejam a distâncias muito diferentes no espaço. O professor Hamilton Pavão, da UFMS, explica que esse evento é comum e ocorre anualmente. O próximo encontro será em 19 de setembro, quando a Lua se alinhará com Vênus e a estrela Regulus, formando um triângulo visível a olho nu, mas que pode ser melhor observado com binóculos.
Vênus é o planeta mais próximo da Terra e o objeto mais brilhante no céu, além do Sol e da Lua. Durante esse evento, os corpos podem parecer muito próximos ou até alinhados no céu.
O evento astronômico, chamado de conjunção, é quando dois objetos celestes aparecem muito próximos um do outro, observados da Terra. Uma coincidência de suas posições no céu, mas na realidade com distâncias muito diferentes no espaço.
O mestre em Física e docente parte do Clube de Astronomia da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), Hamilton Pavão, afirma que esse evento é comum. “Todo ano tem essa quadratura. Os efeitos de alinhamento acontecem com frequência, é só uma visualização que ocorre, não há nada que envolve fenômenos físicos ou figuras equivalentes, mas uma percepção aparente”, explica o professor.
O próximo encontro será em trio. No dia 19 de setembro a Lua se encontrará com Vênus e Regulus em uma união do grupo celestial, de acordo com as informações do site da National Geographic Brasil. A Lua crescente formará um triângulo com o Planeta e a estrela brilhante Regulus. Pode ser visível a olho nu, mas os binóculos proporcionam uma visão mais nítida.
Veja o calendário de eclipses, superluas e chuva de meteoros em 2025.