Depois de 15 dias de estiagem, garoa chega com vento e nuvem de poeira
Dourados teve temperatura de 42 graus na tarde desta quarta-feira
O tempo mudou na tarde desta quarta-feira (7) em Dourados, a 233 km de Campo Grande. Vento forte levantou poeira nos arredores da cidade e espalhou folhas na área central. A tarde ficou escura com ocorrência de trovoadas. Em alguns bairros da região sul e do Centro, uma leve garoa apagou a poeira, mas a cidade continua há 15 dias sem chuvas expressivas e com baixa umidade do ar.
A mudança no clima ainda não acabou com a estiagem, mas foi já suficiente para reduzir o calorão. O Guia Clima, da Embrapa Agropecuária Oeste, registrou 39,65 graus às 13h51, mas nesse mesmo horário, o termômetro da Avenida Hayel Bon Faker marcava 42 graus.
Conforme a Embrapa, o mês passado foi segundo setembro mais quente em 42 anos em Dourados. A temperatura média foi três graus e meio superior à média histórica.
Em Ivinhema e Rio Brilhante foram registradas as temperaturas mais altas desde o início de operação das estações agrometeorológicas da Embrapa. Em setembro choveu apenas 43 mm em Dourados, 40% da média. Em Rio Brilhante (31 mm) e Ivinhema (20 mm), as chuvas foram ainda menores.