Drive-thru espera coletar meia tonelada de lixo eletrônico
Ação ocorre até às 16h no estacionamento do Instituto Profac, localizado na Rua Diana, na Vila Carvalho
Drive-thru de eletrônicos, promovido pelo Seac (Sindicato da Empresas de Asseio e Conservação), espera coletar meia tonelada de lixo eletrônico, nesta quarta-feira (18). O evento é feito em alusão ao Dia Mundial da Limpeza e ocorre das 9h às 16h, na Rua Diana, Vila Carvalho.
No local podem ser descartados computadores, teclados, mouses, no-break, fones de ouvido, celulares, televisões, e eletrônicos em geral. Até às 16h, o sindicato espera receber o descarte eletrônico de 15 empresas, além do público geral.
Conforme a diretora executiva do sindicato, Ilkêmia Figueiredo, 40, a ação ocorre anualmente para ressaltar a importância da limpeza. "Queremos fomentar não só a questão da sustentabilidade, mas também do voluntariado executivo. Nada melhor do que um sindicato que contempla todas as empresas do segmento poder fazer esse evento", afirmou.
Segundo ela, o modelo de coleta em drive-thru funciona, pois muitas empresas acumulam o lixo eletrônico durante o ano, e aguardam por uma oportunidade de descarte adequado. "Unimos forças para que pudéssemos ter um ponto específico, e facilitar a vida de todos por estar na área central e ser um local que eles [as empresas] conhecem", explicou.
A ação é feita em parceria com a empresa de reciclagem Recic.le. Conforme o diretor administrativo, Edilson Paulon, 57 anos, o material é desmontado após ser recolhido. "Nós fazemos a certificação desse material, e minhas funcionárias desmontam todo o material, separam e depois devolvemos para as fábricas, para que seja reutilizado", explicou.
O material é separado nas categorias de ferro, vidro, placas eletrônicas e plástico. Os pedaços de plástico são encaminhados à indústria para serem moídos, classificados, estruturados e injetados em um novo equipamento, segundo Edilson.
Aproveitando a oportunidade de fazer o descarte correto, o supervisor operacional de uma empresa parceira, Leonardo de Alencar, 28 anos, levou máquinas de datilografia, telefones, computadores obsoletos, teclados e outros eletrônicos.
Ao Campo Grande News, Leonardo afirmou que tem uma área da empresa que trabalha com informática, e por isso, são muitos materiais. "É muito importante que o descarte do lixo eletrônico seja feito da melhor forma possível. É preciso ter essa consciência ambiental dentro e fora das empresas", disse.
Segundo ele, todos os anos a empresa participa de ações como esta. "Nós temos um depósito no qual a gente deixa todo o material eletrônico obsoleto, e que não funciona mais. Separamos os plásticos, papelões também, para podermos fazer o descarte certo", finalizou ele.
No dia 20, o Bairro Maria Aparecida Pedrossian, considerado um dos bairros com maiores índices de dengue, receberá mutirão de limpeza, também promovido pela Seac, em parceria com o Instituto Limpa Brasil. O mutirão acontecerá das 9h às 12h, o ponto de encontro será na associação de moradores do bairro, na Avenida Orlando Darós, 279.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.