Eclipse vai dar show no céu em algumas horas, mas recomendação é não olhar
Fenômeno começa às 15h46 em Mato Grosso do Sul, segundo o Observatório Nacional
Um eclipse anular do sol vai ocorrer nesta quarta-feira (2). Em Mato Grosso do Sul, ele começa às 15h46 no horário local e tem previsão de ser finalizado às 17h26.
O nome anular ou também "anel de fogo" define o que ocorre durante o fenômeno: a Lua se alinha entre a Terra e o Sol e fica com o diâmetro aparentemente menor do que o Sol, deixando uma "sobra" de luz no formato de anel.
Apesar de um show astronômico bonito de ver, a recomendação do Observatório Nacional é não olhar para o céu sem proteção para os olhos. E não é qualquer equipamento que resolve essa questão. Precisam ser especializados e certificados.
"Em hipótese alguma olhe diretamente para o Sol sem proteção adequada. Óculos escuros, chapas de raio-X ou outros filtros caseiros não protegem contra os danos. É essencial utilizar filtros certificados, como os óculos especiais para observação solar ou vidros de soldador 14", explica a astrônoma Josina Nascimento.
O mesmo fenômeno ocorreu em 2023 e foi visível também no Brasil.
Será mais seguro acompanhar este eclipse pelo YouTube, no canal oficial do Observatório Nacional. A transmissão será aqui, começará às 14h (horário de Brasília) e terá comentários de astrônomos.
Cometa - Fenômeno possível de se observar até a olho nu será o cometa "do século". Em 12 de outubro, ele deverá ficar mais próximo da Terra.
Próximo ao horário do pôr do sol, sua passagem poderá ser vista em Mato Grosso do Sul e em outros estados. Será preciso olhar para a direção oeste de onde estiver e tentar encontrar um feixe de luz em movimento.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.