ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 16º

Meio Ambiente

Estado prepara ofensiva contra o fogo, com 100 homens e duas aeronaves

Instituições estão sendo reforçadas para operação contra os focos de calor no Pantanal no próximo fim de semana

Gabriel Neris | 31/10/2019 17:30
Resultado de queimada às margens da BR-262 em extensão de 60 km (Foto: Divulgação)
Resultado de queimada às margens da BR-262 em extensão de 60 km (Foto: Divulgação)

O governo do Estado está preparando suas instituições para atuar fortemente no fim de semana na área de focos de calor que atinge o Pantanal. A operação deve contar com mais quase 100 brigadistas e duas aeronaves.

Serão encaminhados do Distrito Federal a Mato Grosso do Sul 35 bombeiros e o avião Air Tractor, com capacidade para lançar até 3 mil litros de água nos alvos em queima. O governo do Estado também pediu reforço de 60 brigadistas do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e do Icmbio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade).

O tenente-coronel e coordenador da Defesa Civil, Fábio Catarinelli, informou que o combate aéreo também contará com apoio de um helicóptero do Ibama. O GPA (Grupo de Patrulhamento Aéreo da Polícia Militar) também atuará com o Harpia 02 para transportar a tropa. Nesta quinta-feira (31) foram deslocados 30 bombeiros para o posto de comando da operação, em Miranda.

“O contingente de brigadistas e as aeronaves de Brasília devem chegar nos próximos dias”, disse Catarinelli.

O Exército também participa da ação com um caminhão-pipa para abastecer o Air Tractor cedido pelo Corpo de Bombeiros de Mato Grosso, que está atuando na região já há quatro dias, lançando mais de 100 mil litros de água sobre os focos.

Nos siga no Google Notícias