Estado prepara ofensiva contra o fogo, com 100 homens e duas aeronaves
Instituições estão sendo reforçadas para operação contra os focos de calor no Pantanal no próximo fim de semana
O governo do Estado está preparando suas instituições para atuar fortemente no fim de semana na área de focos de calor que atinge o Pantanal. A operação deve contar com mais quase 100 brigadistas e duas aeronaves.
Serão encaminhados do Distrito Federal a Mato Grosso do Sul 35 bombeiros e o avião Air Tractor, com capacidade para lançar até 3 mil litros de água nos alvos em queima. O governo do Estado também pediu reforço de 60 brigadistas do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e do Icmbio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade).
O tenente-coronel e coordenador da Defesa Civil, Fábio Catarinelli, informou que o combate aéreo também contará com apoio de um helicóptero do Ibama. O GPA (Grupo de Patrulhamento Aéreo da Polícia Militar) também atuará com o Harpia 02 para transportar a tropa. Nesta quinta-feira (31) foram deslocados 30 bombeiros para o posto de comando da operação, em Miranda.
“O contingente de brigadistas e as aeronaves de Brasília devem chegar nos próximos dias”, disse Catarinelli.
O Exército também participa da ação com um caminhão-pipa para abastecer o Air Tractor cedido pelo Corpo de Bombeiros de Mato Grosso, que está atuando na região já há quatro dias, lançando mais de 100 mil litros de água sobre os focos.