Fofura do dia: mamãe cachorro-do-mato leva filhotes à "creche do tatu-canastra"
Armadilha fotográfica flagra família de mamíferos se refrescou em toca construída pelo engenheiro da natureza
Em um dos vários buracos monitorados pelo projeto Tatu-canastra do ICAS (Instituto de Conservação de Animais Silvestres) um flagrante inusitado. Uma família de cachorros-do-mato aproveitou a estrutura para se refrescar do calor do Pantanal de Mato Grosso do Sul.
A câmera traps (armadilha fotográfica) consegue registrar o momento que a mamãe tenta colocar os três filhotes na toca do tatu-canastra. Na postagem das redes sociais, o instituto fez a brincadeira, informando que a família de cachorros-do-mato estava na creche do dono do buraco.
Dentre as explicações para as imagens está o refúgio térmico. É possível identificar que a mãe dos bebês está ofegante, transpirando pela boca. Na toca do chamado “engenheiro da natureza” é possível manter a temperatura constante de 24ºC.
Também é na toca do tatu-canastra que aparecem insetos que servem como petiscos saborosos. O mesmo lugar ainda é usado como abrigo para descansar e se proteger de possíveis predadores. Por isso a mãe está colocando os filhotes no local, em segurança.
“Além de ser um engenheiro do ecossistema, parece que o tatu-canastra, apesar de ser uma espécie solitária, é um grande amigo de dezenas de outros animais”, propõe o instituto.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.