Forças policiais se mobilizam para resgatar filhotes de periquito
Grande quantidade de aves caíram do ninho, em uma área de difícil acesso
Polícia Civil, Marinha do Brasil, PMA (Polícia Militar Ambiental) e outras instituições se uniram, nesta quarta-feira (18), para conseguir resgatar aproximadamente 120 filhotes de periquito-do-papo-branco que caíram do ninho, na região Cedro, no Pantanal de Corumbá.
Segundo a polícia, uma moradora acionou a polícia quando viu a grande quantidade de aves filhotes que caíram da árvore. O local só pode ser acessado por via aérea, por isso, a Marinha do Brasil precisou disponibilizar um helicóptero para transporte das equipes e animais.
Pelas fotos registradas pelos moradores, é possível perceber que o ninho era muito grande e a árvore não suportou o peso, tanto que dos 120 periquitos, apenas 45 sobreviveram.
De acordo com o delegado Elton Alves de Sá Júnior, o trabalho em conjunto é de extrema importância para preservação da fauna pantaneira. “A integração das instituições públicas e da comunidade ribeirinha foi essencial para salvar os filhotes de periquito e proteger uma parte importante do nosso patrimônio natural”.
Mesmo não constatando crime ambiental, os animais resgatados ficaram aos cuidados da Fundação de Meio Ambiente do Pantanal. Ao Campo Grande News, a PMA informou que os filhotes estão sendo observados e precisam ser nutridos, para resistirem à viagem até Campo Grande, onde devem ser levados para o Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres).
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.