Governo cria comitê estadual para conservação da região do Pantanal
Grupo terá a participação de ongs e entidades da sociedade civil
O governo estadual criou um comitê para desenvolver políticas públicas de conservação e preservação da região do Pantanal, em Mato Grosso do Sul. Este grupo de trabalho terá que priorizar o desenvolvimento sustentável do local, criando inclusive parcerias com a iniciativa privada, para realizar sua ações.
Por meio da Semade (Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico), este comitê terá a função de promover a integração entre os municípios e comunidades locais a este bioma, tendo a participação de entidades, organizações não governamentais e sociedade civil, na articulação destes programas.
Este grupo de trabalho deve estabelecer políticas de conservação da biodiversidade, definindo prioridades, metodologias, parcerias e cronogramas de atividades na região. O desenvolvimento local também estará na pauta de discussões, assim como programas, projetos e empreendimentos que já estão previstos na área.
O comitê terá representantes do poder público, vinculados às secretarias de Desenvolvimento e Meio Ambiente e de Cultura, além da Funai (Fundação Nacional do Índio), Fecomercio (Federação do Comércio de MS), entidades que trabalham no setor e Organização não governamentais. Também haverá uma avaliação periódica dos trabalhos desenvolvidos.