Hoje tem desfile dos planetas com três deles visíveis a olho nu
Astrofísico dá dicas de como conseguir observar Marte, Vênus e Júpiter nesta sexta-feira
O dia 28 de fevereiro será marcado pelo desfile de planetas. Nesta sexta-feira, Vênus, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno estão “alinhados” e três planetas poderão ser vistos a olho nu
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
No dia 28 de fevereiro, um fenômeno astronômico permitirá a observação de um "desfile" de planetas, com Vênus, Marte e Júpiter visíveis a olho nu. Segundo o Observatório Nacional, o evento, embora comum, oferece uma oportunidade única para admirar esses planetas sem telescópio. O astrofísico Ricardo Ogando recomenda observar o céu ao pôr do sol, em um local com boa visibilidade. Mercúrio, Urano e Netuno estarão mais difíceis de ver. O fenômeno, tecnicamente uma conjunção, não forma uma linha reta, mas um arco no céu. A Lua também estará presente, enriquecendo o espetáculo celeste.
Segundo o Observatório Nacional, o fenômeno não é raro, mas traz a possibilidade de ver Marte, Vênus e Júpiter sem muitos recursos. O astrofísico do Observatório Nacional Ricardo Ogando, dá mais detalhes sobre o “desfile” de hoje.
“Como é um fenômeno que está distribuído em uma área muito grande do céu, não é um fenômeno para você olhar com o telescópio, é um fenômeno para você olhar com os olhos”, diz.
O astrofísico dá dicas de como conseguir ver Marte, Vênus e Júpiter com tranquilidade, escolhendo um lugar com boa visibilidade onde o sol se põe. “Deitar em um lugar seguro, com a visão livre do oeste, do poente, e apreciar essa grande beleza. Você vai ter, realmente, vários planetas visíveis no céu”, afirma.
De acordo com o astrofísico, Mercúrio aparecerá por um momento, mas será difícil vê-lo, enquanto Urano e Netuno serão difíceis de ver a olho devido a proximidade com o sol. “O céu começa a ficar mais escuro, você consegue ver bem Vênus. E aí, um pouco mais acima, Júpiter e, depois, Marte. Além disso, a Lua vai estar no céu nesse momento. Não é um planeta, é o nosso satélite, mas estará lá. É como se tivesse essa grande parada, um desfile de planetas”, descreve.
Sobre o alinhamento - Embora o termo alinhamento planetário seja o mais usado, ele não descreve exatamente o fenômeno desta sexta-feira. Conforme o Observatório Nacional, quando os planetas estão mais próximos do céu, o correto é dizer que estão em conjunção.
Há vários tipos de conjunção, sendo a mais comum a conjunção em ascensão reta, explica o Observatório. Assim, em vez de “alinhamento”, o mais adequado seria falar sobre a visibilidade simultânea dos planetas no céu. Além disso, os planetas não formam exatamente uma linha, mas sim um arco no céu quando observados da Terra.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.