ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
FEVEREIRO, SEXTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Meio Ambiente

Quer ver? Clube terá observação de eclipse em Campo Grande

Fenômeno terá momento "Lua de Sangue"; além disso, Júpter e Marte poderão ser vistos a olho nu

Por Cassia Modena | 28/02/2025 12:31
Quer ver? Clube terá observação de eclipse em Campo Grande
A Lua fica "de sangue" durante o eclipse (Foto: Divulgação/Wikimedia Commons/David Hash)

O primeiro eclipse do ano poderá ser visto na virada da noite de 13 para 14 de março deste ano, no Brasil. Será um espetáculo de luz e sombras: Júpiter e Marte estarão brilhantes e visíveis a olho nu, antes do fenômeno lunar começar a escurecer o céu.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O Clube de Astronomia Carl Sagan, da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), vai oferecer observação gratuita do eclipse lunar no dia 13 de março, a partir das 20h, no Parque da Ciência, em Campo Grande. O evento também contará com a observação de Júpiter e Marte. A Lua começará o eclipse a partir das 23h, ganhando um tom avermelhado, fenômeno conhecido como "Lua de sangue".

Quem quer ver mais de perto, poderá aproveitar a observação do céu gratuita que o Clube de Astronomia Carl Sagan, da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), vai oferecer no dia.

Será no Parque da Ciência, que fica na esplanada do Morenão, em Campo Grande. Os equipamentos estarão disponíveis a partir das 20h.

Primeiro, poderá ser feita a observação de Júpiter e Marte. A partir das 23h, a Lua começará o eclipse, "mergulhando gradativamente na sombra da Terra e assumindo um tom avermelhado impressionante", descreve o convite do clube.

Observadores que ficarem mais tarde poderão ver a Lua ganhar um tom vermelho. Esse fenômeno é conhecido como "Lua de sangue" e ocorre porque a única luz solar que chega a ela terá que passar pela atmosfera da Terra.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias