ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, SÁBADO  18    CAMPO GRANDE 23º

Meio Ambiente

Homem é multado por postar vídeo lavando tatu para "janta"

PMA chegou ao rapaz após denúncia de usuária de grupo de Whatsapp

Clara Farias | 12/04/2023 13:32

Trabalhador de uma empresa de sondagem, de 35 anos, foi autuado pela PMA (Polícia Militar Ambiental), após publicar vídeo lavando um tatu-peba morto, relatando que seria a janta do dia. O infrator reside na Região dos Lagos, em Cabo Frio (RJ) e está em Campo Grande a trabalho. O vídeo foi feito no início de abril e a denúncia foi feita de forma remota por uma moradora do Rio de Janeiro.

Após uma moradora do Rio de Janeiro verificar que o vídeo enviado pelo infrator mostrava um animal que havia sido morto em uma caça, ela decidiu denunciar, de forma remota, a Polícia Militar Ambiental de Mato Grosso do Sul. A localização e os dados do infrator foram disponibilizados à polícia.

Em depoimento à PMA, o infrator afirmou que o tatu teria sido socorrido de um atropelamento na estrada do município de Bandeirantes, localizado a 70 quilômetros da Capital. Segundo a Polícia, as imagens foram analisadas e foi possível concluir que o animal silvestre estava morto enquanto era manuseado na lavagem do sangue.

O infrator foi autuado na Lei de Crimes Ambientais, de acordo com o artigo 29°, em que criminaliza matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória. Neste caso, o homem responderá por crime ambiental de apanha e utilização ilegal da fauna silvestre, com pena prevista de seis meses a um ano de detenção. O homem também recebeu multa de R$500.

Para denunciar crimes ambientais ocorridos na Capital ou no interior do Estado, é possível acionar a PMA pelo telefone (67) 99984-5013, que possui Whatsapp.

Nos siga no Google Notícias