Internauta encontra capivara ferida em parque e animal é levado para o Cras
Com ajuda de internautas pelas redes sociais, uma capivara que estava ferida foi encaminhada ao Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres). O roedor foi encontrado no Parque das Nações Indígenas e nesta terça-feira (26) foi atendido pelos veterinários do local, que fizeram curativos e a colocaram em observação.
O biólogo Marlon Cominetti, que integra a equipe do centro, disse ao Campo Grande News que não há como saber quem machucou o bicho, se humano ou outro animal. “O que a gente sabe é que ela está com problema no olho. O ferimento é antigo, pois tinha larvas de mosca”, afirma.
Ele acredita ser improvável que algum frequentador do espaço público tenha batido na capivara. “Às vezes elas mesmas se machucam, o que é mais provável, porque no parque não tem predador e dificilmente as pessoas fazem alguma coisa para agredir os animais”.
Os veterinários retiraram as larvas e vão esperar o local desinchar. Possivelmente uma cirurgia será feita para avaliar os danos internos no bicho causados pelos vermes, mas já é certo que fique cego. Até lá ela fica em observação e terminado o tratamento ela será devolvida ao parque. Como o ferimento danificou apenas um dos olhos, ele conseguirá sobreviver, diz Cominetti.
Socorro – No Facebook, uma das frequentadoras do parque postou fotos e disse na rede que pediu à PMA (Polícia Militar Ambiental) que resgatasse o animal, no entanto, a corporação não dispunha de tranquilizante para capturá-lo.
“Ai gente, eu e meu sofrimento com os animais.... No fim da tarde de hoje estava com minha família no Parque das Nações Indígenas e me deparei com essa capivara, nesse estado lastimável. Ela está sem um olhom, sangrando, quietinha num canto, visivelmente com dor e incomodada”, desabafou a internauta.
De acordo com o major Edmilson Queiroz da PMA, a corporação só captura animais silvestres quando eles estão em área urbana, cabendo ao Cras recolher o bicho que circulava pelo parque, o que já foi feito.