Inverno chega no dia 20 com temperatura perto de zero e estiagem
Apesar de o frio já ter derrubado as temperaturas, o Inverno começa formalmente às 18h34 de 20 de junho em Mato Grosso do Sul. A estação vai até 22 de setembro e será marcada por inversões térmicas (que resultam em nevoeiro), temperatura perto de zero grau, geada e redução da chuva.
De acordo com o prognóstico para o Inverno, divulgado pelo meteorologista da Uniderp, Natálio Abrahão, esse período marca o fim do El Niño, facilitando o avanço de massa de ar polar no final de junho e nas primeiras semanas de julho, com temperatura próximo de zero grau. Mais para o fim da estação, o frio cede e a temperatura passa dos 30ºC.
Conforme a meteorologia, é previsto redução dos índices pluviométricos a partir de meados de julho no Estado. No próximo mês, as chuvas podem ocorrer abaixo das médias na região Norte e com pequena redução abaixo das medias nas regiões Sul, Sudoeste e Oeste. Nos meses de agosto e setembro, a região central do Estado tem alerta para estiagem superior a 25 dias.
Segundo o prognóstico, as temperaturas continuam em grande amplitude (diferença entre a máxima e a mínima diária). Devido à condição de neutralidade (sem El Niño ou La Niña), devem ocorrer mudanças com estiagens de 12 a 25 dias, quedas noturnas nas temperaturas, chuvas irregulares e mal distribuídas, nevoeiros e fumaças, pois o período favorece as queimadas.
O Outono se despede com muito frio e geada. Ontem, houve formação de geada em 18 municípios do Estado, com sensação térmica de -5ºC nas cidades de Ponta Porã e Sidrolândia.