Matagal é retirado de área de preservação da Rua Cayová
Mato alto tinha tomado conta de lateral de APP e até invadido a rua
O matagal que encobria o passeio e parte do asfalto da Rua Cayová, no Jardim São Lourenço, na área de preservação permanente do Córrego Vendas, foi retirado. A reportagem do Campo Grande News já havia mostrado a situação do local, a preocupação com queimadas nesta época de estiagem e, há cerca de duas semanas, foi firmado acordo com o Ministério Público para a manutenção da área, que é particular.
O entorno do córrego é protegido em uma área de 50 metros, para preservação do curso de água, onde também há nascentes. A 26ª Promotoria de Justiça do Meio Ambiente mantinha um procedimento para acompanhar as medidas adotadas e convocou os representantes do espólio da família que era dona de chácara por onde passa o córrego, hoje área urbana e nobre da cidade.
Um relatório feito por técnicos da Promotoria no ano passado verificou a existência de mais de 20 espécies da flora e 81% de espécies nativas do Bioma Cerrado na APP. A prefeitura também já atuou na proteção da região, multando outro proprietário, que anos atrás removeu árvores em outro trecho da área.
Na ação recente, a Promotoria fez um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) com os proprietários tratando da limpeza, isolamento e preservação dos recursos naturais, sob risco de multa de 200 Uferms por desrespeito.
No início desta tarde, a reportagem constatou que alguém ateou fogo em troncos de árvores que estão amontoados na APP, alguns caíram durante ventania e ficaram no local.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.