Mato Grosso do Sul entra em alerta de baixa umidade do ar
Clima seco também aumenta as chances de queimadas
Os 79 municípios de Mato Grosso do Sul estão sob alerta amarelo de baixa umidade do ar neste sábado (22). O aviso divulgado pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) aponta que o índice de umidade deve variar entre 20% e 30%, entre 12h e 19h.
De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), o nível ideal de umidade relativa do ar é entre 60 e 80%. Quando essa taxa cai para 30%, já se configura uma situação de alerta, abaixo de 20%, a situação é considerada emergencial.
Diante das condições climáticas, há risco à saúde. A orientação é que as pessoas bebam bastante líquido, evitem desgaste físico nas horas mais secas e exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.
O clima seco também aumenta as chances de queimadas. Em Campo Grande durante um dia, na última quinta-feira (20), foram registradas 45 solicitações de atendimento de combate a incêndios, de acordo com dados do Corpo de Bombeiros.
No Pantanal a baixa umidade do ar também condições atmosféricas críticas e extremas, que devem se agravar ainda mais ao longo da temporada de seca, dificultam as ações de combate no bioma. Corumbá está sem registro de chuvas há 71 dias.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.