ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
OUTUBRO, SEXTA  04    CAMPO GRANDE 28º

Meio Ambiente

MP adota inteligência artificial para reconhecer incêndios no Pantanal

Ação de monitoramento foi anunciada em parceria com o IHP, nesta sexta-feira (5)

Por Gustavo Bonotto | 05/07/2024 23:45
Vista do Pantanal pegando fogo, em Corumbá. (Foto: Ângelo Rabelo, Arquivo/IHP)
Vista do Pantanal pegando fogo, em Corumbá. (Foto: Ângelo Rabelo, Arquivo/IHP)

Acordo entre o MPMS (Ministério Público Estadual) e o Instituto Homem Pantaneiro vai usar da inteligência artificial para reconhecer incêndios no Pantanal sul-mato-grossense. O ato oficial que anunciou a iniciativa aconteceu no fim da tarde desta sexta-feira (5), na sede da organização, em Corumbá - distante 428 quilômetros de Campo Grande.

Conforme anunciado pela assessoria de comunicação, o órgão terá acesso integral e em tempo real ao sistema de monitoramento Pantera, mantido pelo IHP em parceria com a startup Um Grau e Meio.

"Este sistema utiliza inteligência artificial para identificar sinais de fumaça e reconhecer incêndios em questão de minutos, proporcionando uma resposta mais rápida e eficaz do que os métodos tradicionais de rastreamento por satélite", diz a nota enviada à imprensa.

O sistema citado já opera na região do Alto Pantanal, monitorando até 1 milhão de hectares, incluindo a Serra do Amolar, 24 horas por dia, sete dias por semana, com cinco câmeras instaladas em locais remotos sem acesso por estradas.

O acordo tem vigência até outubro de 2024, período crítico para incêndios devido à estiagem. Segundo monitoramento do Nugeo (Núcleo de Geotecnologias) 8.836,35 hectares foram afetados por incêndios entre o período de 10 de maio a 10 de junho.

Telas fazem o monitoramento em tempo real com uso de câmeras. (Foto: Reprodução/MPMS)
Telas fazem o monitoramento em tempo real com uso de câmeras. (Foto: Reprodução/MPMS)

Receba as principais notícias do Estado no WhatsApp. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nas redes sociais: Facebook, Instagram e TikTok

Nos siga no Google Notícias