Onda de calor passa por MS com sensação térmica de 42°C
As temperaturas mais altas devem ser registradas em algumas cidades da região Norte do Estado, como Coxim
Mato Grosso do Sul enfrenta onda de calor, com temperaturas que podem chegar a 40°C, principalmente no norte do Estado. A sensação térmica deve ser de 42°C. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta, ontem (12) com o aviso meteorológico, como “perigo potencial”.
Estão na lista 12 municípios: Alcinópolis, Aparecida do Taboado, Cassilândia, Chapadão do Sul, Costa Rica, Coxim, Figueirão, Inocência, Paraíso das Águas, Paranaíba, Pedro Gomes e Sonora. O alerta termina dia 14 de setembro, com temperaturas a 5ºC acima da média prevista.
“Como não vem chovendo, a massa de ar seco começa a ficar mais intensa e com isso as temperaturas tem esse pico alto. Isso caracteriza como onda de calor”, explica o meteorologista do Instituto, Mamedes Luiz Melo.
Já o meteorologista Nathálio Abrahão informa que a sensação térmica deve passar de 42°C no norte do Estado. “Acredito que não deve chegar a 40°C, mas vai ficar no máximo a 39°C mais no norte do Estado, com sensação térmica de 42°C”, completa.
Ainda de acordo com Abrahão, a última vez que a temperatura de Mato Grosso do Sul chegou neste patamar foi em outubro do ano passado.
Temperaturas – Em Corumbá, a temperatura máxima prevista para hoje, é de 40°C, com umidade mínima de 20%. Já para amanhã, chega a 37°C.
Pedro Gome, Coxim, Rio Verde, Alcinópolis, também esperam 40°C. Três Lagoas e Camapuã registram, 39°C; Bodoquena 35°C; e em Miranda, os termômetros marcam 36°C. Na Capital, a temperatura máxima fica em 33°C, hoje.
Outros alertas – Além disso, Mato Grosso do Sul também tem alerta de tempestade em 38 municípios com previsão de queda de granizo e de baixa umidade em 21 municípios, variando de 20% a 30%.