Outubro chuvoso tem menor número de queimadas em 10 anos
Nos primeiros 15 dias deste mês foram registradas 62 queimadas florestais em Mato Grosso do Sul
Outubro chuvoso tem o menor número de queimadas florestais em 10 anos no Estado. Conforme o programa Queimadas do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) nos primeiros 15 dias deste mês foram registradas 62 queimadas florestais em Mato Grosso do Sul.
Durante todo o mês passado o programa detectou 642 ocorrências. Já em outubro do ano passado foram 541 casos.
Pela média histórica o comum nesta época do ano são 801 queimadas. O menor número de ocorrências registradas no mês foi em 2014 quando ocorrem 343. Já o maior foi em 2007 com 2.586.
A redução deste ano está diretamente ligada ao período chuvoso em todo o Estado. Em Campo Grande, por exemplo, só as chuvas dos dias 3 e 4 representaram 54% do esperado para todo o mês de outubro. Segundo o meteorologista Natálio Abrahão, a previsão era de chover 120 milímetros em outubro e naqueles dois dias, o volume de precipitação já acumulava 61 milímetros.
Além disso, Amambai, Caarapó e Bandeirantes decretaram emergência depois que temporais das últimas semanas deixaram rastro de destruição. O levantamento é da Coordenadoria de Defesa Civil de Mato Grosso do Sul, que acompanha a situação.