ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 27º

Meio Ambiente

Polícia investiga construção em área de preservação ambiental

Segundo o delegado Maércio Barbosa, os proprietários da área teriam feito uma intervenção sem autorização

Clara Farias | 04/07/2023 12:19
Fiscalização em Área Permanente Ambiental. (Foto: Marcos Maluf)
Fiscalização em Área Permanente Ambiental. (Foto: Marcos Maluf)

Área de Preservação Permanente localizada na Avenida Gabriel Del Pino, região sudeste de Campo Grande, foi alvo de fiscalização devido a possíveis danos ambientais em área de construção sem autorização, na manhã desta terça-feira (4).

No local, equipes da PMA (Polícia Militar Ambiental), Semadur (Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Gestão Urbana), e Decat (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Ambientais e de Atendimento ao Turista) realizaram perícia. Os proprietários acompanharam a vistoria.

O delegado titular da Decat, Maércio Barbosa, disse que a área a partir da Avenida Gabriel Del Pino até o Córrego Bandeira é considerada como Zeia (Zona Especial de Interesse Ambiental) e Área de Preservação Permanente, que não podem ser degradadas. "Houve uma intervenção por parte dos proprietários da área, que é particular. Em tese, (a intervenção) não poderia ocorrer sem a autorização do órgão ambiental competente", pontuou o delegado.

Ele informa que as equipes foram até o local realizar a fiscalização após uma denúncia. "Estamos realizando a perícia para instaurarmos um inquérito policial e apurarmos a intervenção e o dano ambiental", destaca Maércio.

Os donos da propriedade acompanharam a fiscalização dos órgãos públicos e não quiseram falar com à reportagem sobre a situação.

Intervenção feita pelos proprietários em Área de Preservação Permanente, na Avenida Gabriel Del Pino. (Foto: Marcos Maluf)
Intervenção feita pelos proprietários em Área de Preservação Permanente, na Avenida Gabriel Del Pino. (Foto: Marcos Maluf)

APP (Área de Preservação Permanente) - De acordo com a Lei n° 12.651, de 2012, a APP é uma área protegida que pode ou não ser coberta por vegetação nativa, com função de preservar recursos hídricos, paisagem e estabilidade geológica e biodiversidade e proteger o solo. Segundo a Prefeitura de Campo Grande, a área do Córrego Bandeira foi estabelecida como APP com o objetivo de preservar o meio ambiente e proteger o solo contra desastres ambientais e ocupação inadequada.

De acordo com a Resolução n° 369, de 2006, do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente), em casos excepcionais e de interesse social e utilidade pública, é possível que haja intervenção ou supressão de vegetação localizada em Área de Proteção Ambiental, com autorização.

Nos siga no Google Notícias