ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
FEVEREIRO, SÁBADO  01    CAMPO GRANDE 20º

Meio Ambiente

Precisando podar ou remover árvores? Saiba quem acionar em cada situação

Corpo de Bombeiros, Energisa ou Semadur devem ser contatados, dependendo do caso

Aletheya Alves | 28/09/2021 16:25
Precisando podar ou remover árvores? Saiba quem acionar em cada situação
Árvores na Rua Aracaju, Bairro Santo Antônio, se "uniram" e tomaram a calçada. (Foto: Kísie Ainoã)

Com a intensa arborização da Capital, o trabalho de poda ou corte de árvores é essencial. Por isso, o Campo Grande News montou um passo a passo indicando onde consultar antes de executar o serviço, tanto em situações cotidianas quanto em casos de risco.

Na Avenida Noroeste, Vila Planalto, a visibilidade da via tem sido dificultada pela quantidade de folhas que se espalham pelo asfalto. A comerciante Goreth Pimenta, de 57 anos, explica que a manutenção parece simples, mas é necessária.

Precisando podar ou remover árvores? Saiba quem acionar em cada situação
Goreth Pimenta, de 57 anos, vê como necessidade podar a copa das árvores. (Foto: Kísie Ainoã)

Devido à queda de folhas, o semáforo que fica no local até voltou a ficar visível, mas Goreth explica que ainda assim, é necessário muita atenção antes de se aproximar do local de parada devido às outras árvores.

Conforme a Semadur (Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Gestão Urbana), para realizar qualquer tipo de poda ou corte, seja simples ou radical, é necessário que o morador peça autorização ao órgão.

A regra, descrita na Lei Municipal Complementar nº 184, de 23 de setembro de 2011, deve ser aplicada para árvores que estejam tanto dentro quanto fora do quintal da casa. Para conseguir a poda ou remoção, apenas o proprietário do imóvel ou seu representante são autorizados a formalizar o pedido.

Precisando podar ou remover árvores? Saiba quem acionar em cada situação
Galhos próximos de semáforo na Avenida Noroeste atrapalham motoristas. (Foto: Kísie Ainoã)

Nestes casos, o morador deve ir até a Central de Atendimento ao Cidadão e solicitar a abertura do processo administrativo. Basta levar cópia do documento pessoal do proprietário, comprovante de residência e autorização quando se tratar de representante do dono do imóvel.

Feito isso, em seguida, um auditor do meio ambiente fará uma fiscalização no local indicado. Apenas após a emissão do laudo de vistoria é que a poda ou remoção será autorizada ou não. De acordo com a Semadur, os serviços de remoção estão sendo feitos apenas em casos emergenciais no momento.

Por isso, caso o morador precise de poda ou remoção e não consiga esperar, é necessário ir até a Semadur, na Gerência de Fiscalização de Arborização ou entrar em contato pelo número (67) 4042-1323, ramal 2744 ou 2743. Neste caso, os próprios técnicos da Secretaria irão orientar sobre como executar o serviço.

Exemplo de necessidade de poda, na Rua Aracaju, Bairro Santo Antônio, um pé de manga e outro de abacate se "uniram" ao ponto de “apagarem” a calçada. Morador da residência, Ivanir Bert, de 75 anos, explicou que nunca solicitou a poda das árvores, mas reconhecendo o problema, disse que faria a poda tão logo as frutas sejam colhidas.

E na rede elétrica? - De acordo com a Energisa, os moradores devem solicitar manutenção à concessionária apenas em casos de árvores que estejam em contato com a rede elétrica. Nesta situação, o número disponível é o 0800 722 7272.

Precisando podar ou remover árvores? Saiba quem acionar em cada situação
Árvores escondem fiação telefônica e de energia na Avenida Rachid Neder. (Foto: Kísie Ainoã)

Em outra ponto da cidade, no Carandá Bosque, Joci Galvão, de 58 anos, explica que costuma realizar a poda da parte de baixo das árvores. “Mas ficamos só nisso, porque em cima, ela fica perto da fiação, então, a gente não mexe. É bom fazer a poda de qualquer forma, porque isso evita problemas”, diz.

Precisando podar ou remover árvores? Saiba quem acionar em cada situação
Joci Galvão, 58 anos, explicando que poda apenas a parte inferior das árvores. (Foto: Kísie Ainoã)

Gerente do departamento de Construção e Manutenção da Energisa, Rodolfo Acialdi Pinheiro explica que a poda chega a ser feita duas ou três vezes durante o ano, em uma mesma árvore. De janeiro até esta segunda-feira (27), a concessionária realizou 25 mil podas na Capital.

Precisando podar ou remover árvores? Saiba quem acionar em cada situação
Árvore na Rua Salsa Parrilha, no Carandá Bosque, se mistura à rede elétrica. (Foto: Kísie Ainoã)

Corpo de Bombeiros Militar - Terceira opção, o Corpo de Bombeiros pode ser acionado em duas situações: caso a árvore esteja em risco iminente de queda, gerando risco à vida e ao patrimônio, ou quando esteja obstruindo vias públicas. De acordo com os militares, é necessário que a árvore esteja atrapalhando, por exemplo, a passagem de viaturas de emergência.

Em ambos os casos, é necessário que o morador faça o pedido pelo telefone 193 . O militar que estiver em serviço irá até o local para verificar se realmente há necessidade de corte e, se for emergencial, o serviço será realizado.

Precisando podar ou remover árvores? Saiba quem acionar em cada situação
Bombeiro executa trabalho de corte de árvore na Comunidade Tia Eva. (Foto: Arquivo/Kísie Ainoã)

Manual de prevenção - Para prevenir problemas, a Semadur disponibiliza o Guia de Arborização Urbana. O documento indica procedimentos corretos e técnicas que auxiliam no planejamento da arborização da cidade.

É possível consultar no guia informações como escolha adequada da espécie, modos de plantar e conservar as árvores, além de dicas sobre poda e remoção das árvores, tudo com riqueza de detalhes. Para consultar o documento é só clicar aqui.

Nos siga no Google Notícias