Precisando podar ou remover árvores? Saiba quem acionar em cada situação
Corpo de Bombeiros, Energisa ou Semadur devem ser contatados, dependendo do caso
Com a intensa arborização da Capital, o trabalho de poda ou corte de árvores é essencial. Por isso, o Campo Grande News montou um passo a passo indicando onde consultar antes de executar o serviço, tanto em situações cotidianas quanto em casos de risco.
Na Avenida Noroeste, Vila Planalto, a visibilidade da via tem sido dificultada pela quantidade de folhas que se espalham pelo asfalto. A comerciante Goreth Pimenta, de 57 anos, explica que a manutenção parece simples, mas é necessária.
Devido à queda de folhas, o semáforo que fica no local até voltou a ficar visível, mas Goreth explica que ainda assim, é necessário muita atenção antes de se aproximar do local de parada devido às outras árvores.
Conforme a Semadur (Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Gestão Urbana), para realizar qualquer tipo de poda ou corte, seja simples ou radical, é necessário que o morador peça autorização ao órgão.
A regra, descrita na Lei Municipal Complementar nº 184, de 23 de setembro de 2011, deve ser aplicada para árvores que estejam tanto dentro quanto fora do quintal da casa. Para conseguir a poda ou remoção, apenas o proprietário do imóvel ou seu representante são autorizados a formalizar o pedido.
Nestes casos, o morador deve ir até a Central de Atendimento ao Cidadão e solicitar a abertura do processo administrativo. Basta levar cópia do documento pessoal do proprietário, comprovante de residência e autorização quando se tratar de representante do dono do imóvel.
Feito isso, em seguida, um auditor do meio ambiente fará uma fiscalização no local indicado. Apenas após a emissão do laudo de vistoria é que a poda ou remoção será autorizada ou não. De acordo com a Semadur, os serviços de remoção estão sendo feitos apenas em casos emergenciais no momento.
Por isso, caso o morador precise de poda ou remoção e não consiga esperar, é necessário ir até a Semadur, na Gerência de Fiscalização de Arborização ou entrar em contato pelo número (67) 4042-1323, ramal 2744 ou 2743. Neste caso, os próprios técnicos da Secretaria irão orientar sobre como executar o serviço.
Exemplo de necessidade de poda, na Rua Aracaju, Bairro Santo Antônio, um pé de manga e outro de abacate se "uniram" ao ponto de “apagarem” a calçada. Morador da residência, Ivanir Bert, de 75 anos, explicou que nunca solicitou a poda das árvores, mas reconhecendo o problema, disse que faria a poda tão logo as frutas sejam colhidas.
E na rede elétrica? - De acordo com a Energisa, os moradores devem solicitar manutenção à concessionária apenas em casos de árvores que estejam em contato com a rede elétrica. Nesta situação, o número disponível é o 0800 722 7272.
Em outra ponto da cidade, no Carandá Bosque, Joci Galvão, de 58 anos, explica que costuma realizar a poda da parte de baixo das árvores. “Mas ficamos só nisso, porque em cima, ela fica perto da fiação, então, a gente não mexe. É bom fazer a poda de qualquer forma, porque isso evita problemas”, diz.
Gerente do departamento de Construção e Manutenção da Energisa, Rodolfo Acialdi Pinheiro explica que a poda chega a ser feita duas ou três vezes durante o ano, em uma mesma árvore. De janeiro até esta segunda-feira (27), a concessionária realizou 25 mil podas na Capital.
Corpo de Bombeiros Militar - Terceira opção, o Corpo de Bombeiros pode ser acionado em duas situações: caso a árvore esteja em risco iminente de queda, gerando risco à vida e ao patrimônio, ou quando esteja obstruindo vias públicas. De acordo com os militares, é necessário que a árvore esteja atrapalhando, por exemplo, a passagem de viaturas de emergência.
Em ambos os casos, é necessário que o morador faça o pedido pelo telefone 193 . O militar que estiver em serviço irá até o local para verificar se realmente há necessidade de corte e, se for emergencial, o serviço será realizado.
Manual de prevenção - Para prevenir problemas, a Semadur disponibiliza o Guia de Arborização Urbana. O documento indica procedimentos corretos e técnicas que auxiliam no planejamento da arborização da cidade.
É possível consultar no guia informações como escolha adequada da espécie, modos de plantar e conservar as árvores, além de dicas sobre poda e remoção das árvores, tudo com riqueza de detalhes. Para consultar o documento é só clicar aqui.