Tempo seco, ar frio e sol predominam nesta sexta-feira em MS
Apesar das temperaturas baixas pela manhã, máxima no Estado pode chegar aos 30ºC
O frio intenso de temperaturas negativas e geada registrado nos últimos dias em Mato Grosso do Sul se despede aos poucos e dá espaço para as temperaturas médias para o inverno no Estado, com manhãs frias e tardes com temperaturas agradáveis.
Nesta sexta-feira (2) o tempo fica aberto com predomínio de sol em todas as áreas. A mínima no Estado foi de 4º, na região sul, ao longo do dia o calor ganha força e a máxima pode chegar aos 30ºC no norte do Estado.
Em Campo Grande, às 5h40, os termômetros registravam 12ºC com sensação de 9ºC. De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), o sol brilha forte desde cedo e não há chance de chuva, o que fará as temperaturas subirem. A previsão é que a máxima chegue aos 27ºC entre 13h e 15h.
Na região sul o frio continua um pouco mais intenso e em Dourados o dia amanheceu com 4ºC e sensação térmica de 3ºC. Maracaju, também no sul de MS, registrou 5ºC às 5h40. Nas duas cidades a máxima fica entre 24ºC e 26ºC durante à tarde.
Ponta Porã, Corumbá, Três Lagoas e Coxim marcaram 9ºC nas primeiras horas do dia, as sensações térmicas variaram entre 7ºC e 8ºC. Na região norte, em Coxim, as temperaturas sobem bastante e podem chegar aos 30ºC entre 14h e 16h.
Apesar do sol predominando em todo Estado, o ar frio e seco também marca presença. Os índices de umidade relativa do ar pode ficar em 20%, nível crítico segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde). Além de redobrar a atenção com crianças e idosos, medidas para aliviar o desconforto incluem aumentar a ingestão de água e umidificar ambientes.
O final de semana no Estado terá predomínio de sol com tempo aberto sem nuvens. Outro destaque dos próximos dias será o ar seco que impede a formação de nuvens de chuva, e derruba os níveis de umidade relativa do ar que podem atingir nível de alerta para a saúde. Ao longo do fim de semana as temperaturas vão se elevando gradativamente.