Usina é multada em R$ 105 mil por causar morte de animais silvestres
Os bichos foram encontrados mortos na área onde são instaladas as turbinas
Instalada no Córrego Indaiá, a usina hidrelétrica paranaense foi multada em R$ 105,5 mil na tarde desta quarta-feira (23) pela morte de 13 animais silvestres: capivaras, tatus, tamanduá e anta. O flagrante foi em Chapadão do Sul, distante 331 quilômetros de Campo Grande.
A equipe fiscalizava a empresa quando encontrou os bichos na área onde são instaladas as turbinas. A equipe verificou que eles entravam no canal de derivação de água para as turbinas e não conseguiam sair, em razão da altura. Os bichos nadavam até perder as forças e morriam afogados próximos da casa de máquina, no dispositivo denominado "limpa grade".
Conforme a PMA (Polícia Militar Ambiental), os animais caíam na área devido à falta de cercamento. Os funcionários da empresa, então, retiravam os bichos mortos e os lançavam na esteira. Eles caíam no chão e acabavam se decompondo a céu aberto.
A empresa paranaense foi autuada administrativamente e foi multada pela morte dos animais silvestres. O gerente da empresa foi notificado para providenciar a cerca de isolamento para que os animais não entrem no canal. Além da multa, tanto a pessoa jurídica quanto as pessoas físicas responsáveis responderão pelos crimes ambientais.