ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, QUARTA  13    CAMPO GRANDE 21º

Política

Após cassação de chapa tucana, vereador do MDB toma posse e assume vaga

PSDB foi cassado por candidatura fictícia

Jéssica Benitez | 21/03/2023 06:59
Ficha de candidatura de Edinho nas eleições de 2020 (Foto TSE)
Ficha de candidatura de Edinho nas eleições de 2020 (Foto TSE)

Nome do MDB assumiu cadeira deixada pelo vereador Marcelo Gargantini Marques (PSDB), conhecido como Dr. Marcelo Veterinário, na Câmara Municipal de Tacuru. Ele perdeu o mandato após decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) em cassar a chapa tucana devido à fraude na cota de gênero nas eleições de 2020. Com a mudança, Edison Córdoba, o Edinho, tomou posse do mandato.

Embora a decisão da Corte tenha pouco mais de 10 dias, a formalização da cassação foi feita na sexta-feira (17) e nesta terça-feira (21) deve ser a primeira sessão com a participação do novo componente do Legislativo. Edinho, no entanto, não é estreante. Ele foi eleito vereador em 2012, à época pelo PR. Em 2016 foi suplente e agora retorna ao parlamento.

No site da Câmara de Tacuru foto já foi substituída (Foto Reprodução)
No site da Câmara de Tacuru foto já foi substituída (Foto Reprodução)

Entenda – A chapa do PSDB foi cassada porque, segundo o TSE, ficou comprovada candidatura fictícia de Maria Aparecida Leonel nas eleições municipais de 2020. Segundo o ministro relator do caso, Carlos Horbach, estão presentes no processo diversos pontos que caracterizam a fraude.

Dentre eles: votação zerada da suposta candidata; ausência de qualquer propaganda política em suas redes sociais; bem como a relação de parentesco com outro candidato ao mesmo cargo, no caso, seu filho; e a contratação simulada de cabo eleitoral com prestação de serviço em candidaturas diversas.

Portanto, em sessão do último dia 9, o plenário determinou a nulidade dos votos recebidos pelo PSDB no município de Tacuru ao cargo de vereador; o cancelamento do Drap (Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários); e a consequente cassação do diploma de todos os eleitos para o cargo pela legenda naquela cidade.

Nos siga no Google Notícias