ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 15º

Política

Beto Pereira promete entregar relatório do Carf com consenso na quarta-feira

Proposta retoma o voto de qualidade em caso de empate nos julgamentos do conselho

Gabriela Couto | 15/06/2023 20:06
Deputado federal Beto Pereira (PSDB) durante audiência pública sobre diretrizes e ações da Agência Nacional de Mineração para 2023. (Foto: VInicius Loures / Câmara dos Deputados)
Deputado federal Beto Pereira (PSDB) durante audiência pública sobre diretrizes e ações da Agência Nacional de Mineração para 2023. (Foto: VInicius Loures / Câmara dos Deputados)

O deputado federal Beto Pereira (PSDB) vai cumprir pedido do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), para entregar o relatório do Projeto de Lei 2384/23, que retoma o voto de qualidade em caso de empate nos julgamentos do Carf (Conselho Administrativo de Recursos Fiscais).

Nesta quarta-feira (14), Lira fez o pedido de celeridade do relatório publicamente com a intenção de votar a proposta na semana que vem. “O relator tem toda a autonomia para construir o texto, conversando com todos os partidos e lideranças. Eu pedi para que ele fizesse um esforço para ver se nós conseguiríamos votar antes do dia 22. Se não, vai ficar para depois do dia 29”, disse. O presidente da Casa estipulou a data porque estará em viagem entre os dias 22 e 29 de junho.

Lira afirmou, porém, que a Câmara não pode garantir acordos feitos fora do Congresso. A proposta do Carf substitui a Medida Provisória 1160/23, editada no começo do ano, que teve igual propósito.

A MP perdeu a validade em 1º de junho e não foi votada na Câmara e no Senado. Lira defendeu que a Câmara dê uma “regulamentação definitiva” para o tema. O voto de qualidade no Carf é uma das principais medidas do pacote do ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

Ou seja, tem muito em jogo nesta articulação. O texto pode ser mais um entrave político para o governo federal, que vive um momento delicado de medida de forças protagonizada por Lira, que tem o controle do Congresso Nacional.

Em entrevista ao Campo Grande News, Beto afirmou que na próxima quarta-feira (21) irá se reunir com o presidente da Casa. “Tem uma distância entre o que é possível e o exequível. Temos que ouvir muita gente, negociar bancada por bancada, esclarecer e tirar as dúvidas para formar um sentimento médio”, ponderou.

O parlamentar afirmou que, na próxima segunda-feira (19), já estará em Brasília (DF) realizando reuniões, ouvindo as partes e articulando para que o texto chegue a consenso e seja aprovado quando for levado ao plenário.

“Vou me debruçar sobre isso, porque tem muitos entendimentos e interesses. Vou fazer com que o relatório contemple a todos e o projeto seja aprovado quando colocado em pauta”.

Entenda - O Carf é o tribunal administrativo que julga casos bilionários de disputa entre União e contribuintes sobre o pagamento de impostos.

Já o voto de qualidade é o instrumento que, em caso de empate nas votações, dá ao presidente do colegiado (indicado pelo Ministério da Fazenda) o poder de decisão.

O voto de qualidade foi derrubado em 2020 pelo Congresso, ampliando as perdas da União no tribunal —que já servia como instrumento de manobra de grandes empresas para adiar por anos o recolhimento de tributos.

A retomada do instrumento é uma das bandeiras de Haddad para ampliar as fontes de receita do governo federal, diante das metas de reduzir o rombo nas contas este ano e zerar o deficit em 2024.

Nos siga no Google Notícias