ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
OUTUBRO, DOMINGO  13    CAMPO GRANDE 30º

Política

Brasileiros têm até domingo para votar em prioridades no orçamento federal

Basta acessar a plataforma Brasil Participativo e elencar iniciativas prioritárias para os próximos 4 anos

Gabriela Couto | 14/07/2023 14:36
Ministros estiveram em Campo Grande no dia 17 de junho divulgando plataforma; todas as capitais receberam a caravana do governo federal. (Foto: Marcos Maluf/Arquivo)
Ministros estiveram em Campo Grande no dia 17 de junho divulgando plataforma; todas as capitais receberam a caravana do governo federal. (Foto: Marcos Maluf/Arquivo)

Termina neste domingo (16) o prazo para que cidadãos de todo o país acessem a plataforma Brasil Participativo e votem nas propostas que consideram prioritárias para o orçamento dos próximos quatro anos, por meio do PPA (Plano Plurianual) 2024-2027.

A plataforma Brasil Participativo já registra mais de 2,5 milhões de acessos e mais de 1 milhão de pessoas já participaram e deixaram seus votos.

Além de escolher as três iniciativas que consideram prioritárias, cidadãos e entidades de todo o país também podem enviar até três propostas ao Governo Federal – mais de 6,6 mil já foram recebidas.

As autoras e autores das cinco propostas mais votadas serão convidados para o 3º Fórum Interconselhos, em agosto.

Entenda - O PPA é o planejamento das prioridades do país pelos próximos quatro anos, indicando caminhos para alcançá-las. A partir desse plano é possível construir leis orçamentárias que levem em consideração os objetivos dos programas.

Caberá à Secretaria-Geral sistematizar as contribuições da população e encaminhá-las à Secretaria Nacional de Planejamento do MPO (Ministério do Planejamento e Orçamento).

Posteriormente, o MPO ajustará essas contribuições e as submeterá à análise das equipes técnicas dos ministérios afins para eventual incorporação ao PPA.

O plano deve ser entregue ao Congresso até 31 de agosto, juntamente com a LOA (Lei Orçamentária Anual), e vale para os quatro anos seguintes.

Nos siga no Google Notícias