ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, DOMINGO  17    CAMPO GRANDE 26º

Política

Brasileiros têm até domingo para votar em prioridades no orçamento federal

Basta acessar a plataforma Brasil Participativo e elencar iniciativas prioritárias para os próximos 4 anos

Gabriela Couto | 14/07/2023 14:36
Ministros estiveram em Campo Grande no dia 17 de junho divulgando plataforma; todas as capitais receberam a caravana do governo federal. (Foto: Marcos Maluf/Arquivo)
Ministros estiveram em Campo Grande no dia 17 de junho divulgando plataforma; todas as capitais receberam a caravana do governo federal. (Foto: Marcos Maluf/Arquivo)

Termina neste domingo (16) o prazo para que cidadãos de todo o país acessem a plataforma Brasil Participativo e votem nas propostas que consideram prioritárias para o orçamento dos próximos quatro anos, por meio do PPA (Plano Plurianual) 2024-2027.

A plataforma Brasil Participativo já registra mais de 2,5 milhões de acessos e mais de 1 milhão de pessoas já participaram e deixaram seus votos.

Além de escolher as três iniciativas que consideram prioritárias, cidadãos e entidades de todo o país também podem enviar até três propostas ao Governo Federal – mais de 6,6 mil já foram recebidas.

As autoras e autores das cinco propostas mais votadas serão convidados para o 3º Fórum Interconselhos, em agosto.

Entenda - O PPA é o planejamento das prioridades do país pelos próximos quatro anos, indicando caminhos para alcançá-las. A partir desse plano é possível construir leis orçamentárias que levem em consideração os objetivos dos programas.

Caberá à Secretaria-Geral sistematizar as contribuições da população e encaminhá-las à Secretaria Nacional de Planejamento do MPO (Ministério do Planejamento e Orçamento).

Posteriormente, o MPO ajustará essas contribuições e as submeterá à análise das equipes técnicas dos ministérios afins para eventual incorporação ao PPA.

O plano deve ser entregue ao Congresso até 31 de agosto, juntamente com a LOA (Lei Orçamentária Anual), e vale para os quatro anos seguintes.

Nos siga no Google Notícias