ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, QUARTA  20    CAMPO GRANDE 23º

Política

Câmara de Sonora tem até julho de 2022 para abrir concurso público

Ministério Público identificou irregularidades, com alto número de comissionados em detrimento de concursados

Lucia Morel | 04/09/2021 08:42
Veradores em sessão na Câmara Municipal de Sonora. (Foto: Câmara)
Veradores em sessão na Câmara Municipal de Sonora. (Foto: Câmara)

A Câmara Municipal de Sonora, cidade a 364 Km de Campo Grande, tem até 31 de julho de 2022 para realizar concurso público para provimento de cargos efetivos de servidores. Assim como ocorreu em Campo Grande, o Ministério Público de Mato Grosso do Sul identificou irregularidades, com alto número de comissionados em detrimento de concursados.

Na cidade, dos 11 servidores da Casa de Leis, nove são comissionados e apenas dois, efetivos. Conforme TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) assinado entre a Câmara e a Promotoria de Justiça de Sonora, a forma de contratação usual no local é ilegal, ao passo que incorre em improbidade administrativa e passível de lesão ao erário.

O acordo cita ainda que a Casa de Leis adota regime de contratação baseado em "critérios políticos, em afronta aos princípios da razoabilidade, proporcionalidade e eficiência".

Assim que encerrado, o concurso deverá dar prazo de um ano para que os classificados sejam nomeados e os comissionados, exonerados. Caso a Câmara não cumpra o acordo, será multada em R$ 4 mil e o atual presidente da Casa, Dalmi Alves (DEM).

Nos siga no Google Notícias