Castração química para condenados por pedofilia passa na Câmara dos Deputados
Foram 367 votos favoráveis e o texto segue para o Senado
Foi aprovado, nesta quinta-feira (12), na Câmara dos Deputados, com 367 votos favoráveis e 85 contrários, a proposta de castração química aos condenados por pedofilia. A proposta foi inserida durante a votação de um projeto que altera o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) para estabelecer o cadastro nacional de pedófilos.
Conforme divulgado pela Agência Brasil, o cadastro permitirá a disponibilização de dados dos condenados com trânsito em julgado por crimes relacionados a abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.
Porém, caberá ao CNJ (Conselho Nacional de Justiça) a centralização das informações em uma plataforma com os dados de qualificação do condenado, inclusive fotografia. O texto ainda passará pelo Senado.
É importante lembrar que, em novembro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou a Lei 15.035/2024 que autoriza a busca pública de pessoas condenadas pelos crimes de estupro, estupro de vulnerável, exploração sexual de crianças ou adolescentes, exploração da prostituição e divulgação de material pornográfico.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.