Confira perfil do time que forma o primeiro escalão de Marquinhos Trad
Nesta quinta-feira (15), o prefeito eleito de Campo Grande, Marquinhos Trad (PSD), anunciou os componentes das secretarias municipais, que formarão o primeiro escalão. Trad assumirá o lugar de Alcides Bernal (PP) no Paço Municipal no dia 1º de janeiro.
Confira os nomes e perfis dos secretários:
Finanças e Receita - O economista e membro da equipe de transição do prefeito eleito, Pedro Pedrossian Neto, acumulará duas pastas municipais: será secretário de Finanças e de Receita. Em 2014, ele chefiou a Seprotur (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo), na gestão do ex-governador André Puccinelli (PMDB). Pedrossian Neto é economista formado pela PUC/SP, universidade onde lecionou. Ele foi coordenador internacional de economia da Fiesp (Federação das Indústrias de São Paulo).
Governo - Antônio Cezar Lacerda Alves será o secretário de Governo na gestão de Marquinhos Trad. O advogado assumiu a presidência do PSD em Mato Grosso do Sul em julho de 2015 e . Amigo da família Trad, Lacerda é sócio no escritório de Fábio Trad (irmão de Marquinhos), localizado no Jardim dos Estados, com ênfase em direito penal, civil e empresarial. Terá o desafio de colocar a casa em ordem, frente às dificuldades financeiras enfrentadas ao final da atual gestão, com déficit de R$ 35 milhões mensais.
Cultura e Turismo - Juntas a partir de 2017, Turismo e Cultura do Município serão comandadas por Nilde Brun, que é economista. Ela presidiu a Fundação de Turismo do Estado na gestão de André Puccinelli (PMDB). Atualmente, Nilde cumpre a função de Secretária Geral da Fecomércio MS (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de MS) e secretária executiva do Cetur (Conselho Empresarial do Turismo de MS).
Saúde - Marcelo Vilela será o titular da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde). Ele é médico urologista e doutor em Medicina, professor-adjunto da UFMS e MBA em Gestão de Cooperativas Médicas pela FGV.
Educação - Ilza Mateus de Souza assume a Semed (Secretaria Municipal de Educação). Ela é pedagoga, especialista em metodologia do ensino superior e pós-graudada em gerência de cidade. Atuou em políticas sociais, com ênfase em educação e como coordenadora de de Normatização e Políticas Educacionais.
Obras - Rudi Fiorese é engenheiro e assumirá a Seintrha (Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Habitação). O novo secretário municipal tem carreira consolidada na iniciativa privada, com duas empresas registradas em seu nome em Três Lagoas, a 338 km de Campo Grande, onde fez obras importantes, como o aeroporto local. Um dos maiores desafios do novo secretário será solucionar o problema dos buracos nas ruas e avenidas da cidade, que só se agravou com o início do período de chuvas.
Segurança - Semsp (Secretaria Municipal de Segurança Pública) será chefiada por Valério Azambuja, que já ocupou a pasta em 2014, quando ela foi criada pelo então prefeito Gilmar Olarte (PROS). Ele é policial federal aposentado.
Assistência Social - Maria Angélica Fontanari de Carvalho vai comandar a A SAS (Secretaria Municipal de Assistência Social). Ela é mestre de em Educação e Pós-graduada em Ciências Criminais e Gestão de Segurança. Faz parte do Conselho Estadual Antidrogas é professora universitária e escrivã do Garras.
Desenvolvimento - Sedesc (Secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, de Ciência e Tecnologia e Agronegócio) será comandanda por Luis Fernando Buainain. Ele é engenheiro civil e administrador de empresas, com MBA em Gestão em executiva e pós em Administração. Já presidiu a Associação Comercial de Campo Grande por seis anos e dirigiu a Distribuidora Farmacêutica.
Administração - A SAD (Secretaria de Administração) terá Evelise Ferreira Cruz como titular, graduada em Educação Física, com pós em Didática e Metodologia do Ensino Superior. Atuou como secretária de Estado de Gestão e diretora-presidente da Empresa de Gestão de Recursos Humanos de MS.
Meio Ambiente - A Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente) será comanda por José Fonseca, que é formado em Arquitetura e Urbanismo, com especialização em gestão regional e urbana. Em Campo Grande, foi secretário de Controle Urbanístico e de Planejamento de Coordenação Geral.