Deputado chama atenção de Ministro da Justiça sobre ataques em Campo Grande
O deputado federal Fabio Trad (PMDB) usou o plenário da Câmara para um pronunciamento chamando a atenção do Ministro da Justiça e exigindo prioridade de ação em Mato Grosso do Sul e Santa Catarina, diante de atentados que começaram no Sul do país e que chegaram a Campo Grande nesta quarta-feira.
Depois de pelo menos sete veículos incendiados, Fabio Trad alertou para as similaridades para com as ações ocorridas recentemente em Santa Catarina e em Três Lagoas. “O fato, com o seu respectivo modus operandi, sugere a atuação de alguma facção do chamado crime organizado. Esse tipo de terrorismo já foi perpetrado em várias cidades brasileiras. Precisamos agir. Não podemos ficar reféns do crime organizado”, afirmou.
Segundo o deputado, o governo estadual, já demonstrou não transigir com o crime organizado. “Por isso mesmo, tenho certeza de que, em conjunto com a Polícia Federal, acionará o setor de inteligência das polícias e tomará todas as providências que se fizerem necessárias para esclarecer esses episódios”, disse o deputado sul-mato-grossense.
O que se pede, de acordo com Trad, é atenção, cautela e prudência às pessoas, evitando situações de risco que facilitem ações violentas por parte de organizações criminosas. “Ao mesmo tempo, devemos acreditar na capacidade de nossa reação institucional - polícias civil, militar, federal, Agepen e Presídio Federal - para enfrentar com serenidade e coragem esse grave problema. Sem alarmismo histérico ou desespero coletivo, muito longe disso”.
A Polícia investiga pelo menos sete veículos queimados em atentados, desde a madrugada de quarta-feira. O primeiro alvo foi uma carreta que estava estacionada na praça do Rádio Clube, no Centro da cidade e o último, que ainda está sob investigação da Polícia, teria sido recolhido por um guincho por volta das 3h da manhã de hoje, no bairro São Bento.
Na noite desta quarta-feira cinco carros foram alvo de bandidos que cortaram a mangueira do combustível e colocaram um pavio para atear fogo. Todos estavam estacionados na região central de Campo Grande.
Testemunhas contaram que os atentados foram cometidos por dois homens usando mochilas. A Polícia hoje pela manhã já tem a informação de que foram quatro homens que usavam duas motocicletas. Uma delas foi identificada ainda ontem, como uma Hornet 600 cc preta.