Quem cresceu no artesanato faz até passarinho virar decoração natalina
Leonor vai desde a pirografia até as harpias de feltro para a árvore de Natal
Desde que nasceu, Leonor Rosa Barbosa Pereira não deixou de ter a arte no cotidiano. Como ela diz, cresceu em “colos artesãos” e, hoje, não falta variedade em sua produção, que vai desde a pirografia até a produção de passarinhos em feltro para decorar a árvore natalina.
Vivendo em Ladário, a artesã tem peças que representam o Pantanal sul-mato-grossense e fogem apenas dos animais mais tradicionais. Exemplo disso é que, no caso dos pássaros, não há limites e tudo depende do tempo e gosto de quem sai por aí passarinhando.
“A ideia dos passarinhos de enfeites natalinos surgiu de amigos da empresa Icterus, de observação de aves aqui de Corumbá, os jovens Gabriel e Rafael. Antes, estes mobiles eram em formato de chaveiro, que também surgiu dentro de um projeto idealizado pela empresa em parceria com a Fundação de Turismo de Ladário” descreve.
Como os itens são personalizados, é necessário solicitar com antecedência e indicar as referências. No processo de produção, é possível entender mais sobre a história da artesã que sempre teve a arte por perto.
Isso porque, no caso dos pássaros, o primeiro momento é composto pela criação do desenho que será transformado em enfeite. Tudo para deixar o mais próximo possível das características da espécie.
“Por eu ser desenhista e ter agilidade em recortes, posso produzir outras espécies de pássaros ou outrem em materiais como feltro e EVA. As peças mais comuns são as araras, tucanos e periquitos”.
Detalhando sobre sua trajetória, ela descreve que é descendente de italianos e o gosto começou com sua avó, uma costureira. “Minha mãe era professora de artes e meu pai desenhista eletrônico. Os dons vieram do DNA e aprimorei atendendo as demandas, assim como procuras por novidades no mercado”, diz Leonor.
Além dos pássaros, a artesã também se dedica a outros produtos como a pintura de animais, criação de desenhos em madeira feitos com fogo e tudo aquilo que a sua arte permite.
Apesar de morar em Ladário, Leonor entrega para todo o estado através dos Correios. Para entrar em contato, seu número é (67) 99820-6284.
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).
Receba as principais notícias do Estado pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.