ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 15º

Política

Discussão das taxas cartorárias será prioridade para deputados de MS, diz Claro

Vice-líder do governo sinaliza que Malha Oeste e marco regulatório dos hospitais podem ser prioridades também

Cassia Modena e Jackeline Oliveira | 01/08/2023 11:51
Deputados voltaram ao trabalho após pausa de duas semanas (Foto: Jackeline Oliveira)
Deputados voltaram ao trabalho após pausa de duas semanas (Foto: Jackeline Oliveira)

Após um recesso de duas semanas, os deputados voltaram às atividades na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul nesta terça-feira (1º). Nas primeiras horas do retorno, o presidente da Casa, Gerson Claro (PP), adiantou que, da lista de discussões prioritárias para os próximos cinco meses do ano, a que está relacionada às taxas cartorárias será a primeira.

"Neste mês de agosto, nós devemos nos reunir com o Tribunal [de Justiça de Mato Grosso do Sul] para que esse projeto venha o mais rápido possível. Para não chegarmos no final do semestre com ele em votação", disse o progressista.

As taxas cartorárias são custos dos serviços prestados pelos cartórios. O objetivo da discussão é criar um projeto de lei para fixar valores que, atualmente, são considerados altos em relação a outros Estados.

Presidente da Assembleia, Gerson Claro, em entrevista antes do recesso (Foto: Assessoria/Arquivo)
Presidente da Assembleia, Gerson Claro, em entrevista antes do recesso (Foto: Assessoria/Arquivo)

Claro já havia dito antes do recesso e, hoje, reforçou que outras pautas prioritárias serão a votação da LOA (Lei Orçamentária Anual) e do PPA (Plano Plurianual), ambos relacionados ao planejamento e investimento do Executivo.

Embora prioritários, todos os projetos serão discutidos com "muita tranquilidade", disse o deputado. "Teremos na terça-feira que vem uma reunião com o colégio de líderes e, a partir daí, estabeleceremos calendários e todas as prioridades de votações. Com muita tranquilidade, a gente 'toca' as coisas que estavam em andamento e discute toda a agenda", pontuou.

Hospitais e ferrovia - Já a expectativa do vice-líder do governo, Pedro Pedrossian Neto (PSD), é avançar num projeto que crie um marco regulatório dos hospitais, que definiria um "novo regime" de contratualização para as instituições existentes no Estado. "É para que possamos mitigar e corrigir inúmeros problemas [nos hospitais]. Está bem avançado o texto e nós estamos próximos de apresentar esse projeto de lei de maneira consensual, com o Governo do Estado, com o parlamento e junto aos hospitais", comentou.

Outra discussão avaliada pelo deputado como prioritária é a relicitação da Malha Oeste, trecho ferroviário que ligará São Paulo a Mato Grosso do Sul. "Nós fizemos inúmeras audiências públicas no primeiro semestre. A expectativa é que, agora, nós possamos levar uma caravana de prefeitos a Brasília para falar sobre essa licitação, inclusive envolvendo representantes do Governo do Paraguai", justificou.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias