Eduardo Riedel e Tarcísio de Freitas articulam novos caminhos para a Malha-Oeste
Governadores se reuniram com o ministro do Transporte Renan Filho para conectar trecho com a Malha-Norte
As tratativas para criar uma conexão entre as ferrovias Malha-Oeste e Malha-Norte foram iniciadas em Brasília (DF). Os governadores dos estados de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB), e de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), se reuniram ontem (3) com o ministro dos Transportes, Renan Filho, para mostrar o que entendem ser o melhor projeto para impulsionar o transporte de cargas até o Porto de Santos (SP).
“Eu e o governador Tarcísio estivemos hoje em Brasília com o ministro Renan para avançarmos com as estratégias de investimento e revitalização da Malha Oeste”, justificou.
Na apresentação de slides feitas ao ministro, foi apresentado o pedido de conexão entre as ferrovias, solicitado pela multinacional de celulose, Eldorado. A ideia é ligar as malhas com uma conexão de 89 km entre Três Lagoas e Aparecida do Taboado.
Também foi apresentada a conexão da Malha-Oeste com a Nova Ferroeste, que vai unir por trilhos Paraná, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina, dois dos principais polos exportadores do agronegócio brasileiro. No slide, também é possível ver a conexão de 76 km entre Dourados e Maracaju, bem como a extensão de Maracaju até Campo Grande, ligando a ferrovia que vai para São Paulo.
Riedel aproveitou a oportunidade para também se reunir com a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, para avançar e ter apoio de investimentos na Malha-Oeste.
A comitiva do Estado ainda se encontrou no final da tarde com governadores do Acre, Rio de Janeiro e São Paulo para a posse da nova diretoria do Colégio Nacional dos Procuradores-gerais dos Estados e do Distrito Federal. A PGE de Mato Grosso do Sul, Ana Ali, assumiu o cargo de secretária geral.
Agenda – Nesta quinta-feira (4), o governador Eduardo Riedel cumpre agenda interna durante a manhã e tarde, no gabinete, no Parque dos Poderes. A partir das 19h, ele participa da solenidade de abertura oficial da 84ª Expogrande, no Parque de Exposições Laucídio Coelho.
O Estado terá um estande dentro da feira, coordenado pela Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), através da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), trará um ambiente onde tecnologia e conhecimento se encontram, apresentando sistemas inovadores que refletem os avanços das autarquias do Governo, Iagro, Agraer e Imasul, autarquias vinculadas à Semadesc.
O espaço, além de oferecer um segmento educativo para crianças sobre defesa sanitária, permite uma experiência imersiva por meio de Óculos VR, proporcionando aos visitantes uma viagem virtual ao habitat dos morcegos e elucidando sobre a praga caruru palmeri, bem como as práticas apropriadas para o armazenamento de embalagens de agrotóxicos.
No dia 12 de abril, o governador Eduardo Riedel, juntamente com secretários estaduais e lideranças de fundações e autarquias, marcará presença no evento. Ele vai recepcionar produtores rurais, representantes de entidades, empresários e cidadãos.
Este encontro no estande visa fortalecer as relações institucionais e fomentar um diálogo direto e produtivo, essenciais para o crescimento do setor agropecuário sul-mato-grossense. "Nossa meta com o estande é trazer uma vitrine de todas as ações do Governo do Estado nas suas bandeiras de ser Verde, Inclusivo, Próspero e Digital", afirmou o secretário da Semadesc, Jaime Verruck.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.