ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, QUARTA  22    CAMPO GRANDE 29º

Política

Riedel debate ferrovia com ministro e governador de SP

Reunião será à tarde, em Brasília; governadores querem retomada de transporte ferroviário

Por Maristela Brunetto | 03/04/2024 08:39
Riedel debate ferrovia com ministro e governador de SP
Os dois governadores em reunião na semana passada: alinhar abordagem sobre logística (Foto: Marcelo S. Camargo/Governo de SP)

O governador Eduardo Riedel, do PSDB, viaja esta tarde para Brasília para se reunir com o ministro dos Transportes, Renan Filho. Às 16h30, ele e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), devem ser recebidos pra discutir investimentos em logística.

Um ponto central para o Estado é a retomada do transporte ferroviário na chamada Malha Oeste. O serviço é concessionado pela União e está desativado. A falta da oferta desse modal forçou o uso da Hidrovia Paraguai Paraná para escoamento de minério produzido na região de Corumbá, mas essa condição não é segura, uma vez que o baixo volume de chuvas limita as condições do rio. Até a BR-262 é utilizada para escoamento do minério em caminhões, aumentando o fluxo de veículos e a deterioração da pista.

Na semana passada, na quinta-feira, os dois governadores se reuniram em São Paulo e falaram sobre o tema. A ferrovia também atravessa São Paulo até chegar ao Porto de Santos para a exportação de produtos.

Os governadores também falaram sobre a Hidrovia Tietê Paraná. O rio separa os dois estados e também é um meio importante para escoamento de produtos. Na reunião da semana passada, eles definiram alinhar as movimentações em torno do tema logística e acionar a União para concretizar demandas.

À noite, Riedel permanecerá em Brasília, para acompanhar a posse da nova diretoria do Colégio Nacional de Procuradores-Gerais dos Estados e do DF. A procuradora-geral do Estado, Ana Carolina Ali Garcia, já é a secretária do grupo e seguirá no cargo para a gestão que vai até o final de 2025.

Nos siga no Google Notícias