ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SÁBADO  02    CAMPO GRANDE 26º

Política

Eleitores podem pedir para votar em trânsito a partir de terça-feira

Prazo começa na segunda (18), mas data será feriado de Dia da Justiça

Caroline Maldonado | 17/07/2022 13:27
Central de Atendimento ao Eleitor de Campo Grande fica na Rua Delegado José Alfredo Hardman, nº 180, no Parque dos Poderes. (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo)
Central de Atendimento ao Eleitor de Campo Grande fica na Rua Delegado José Alfredo Hardman, nº 180, no Parque dos Poderes. (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo)

Na segunda-feira (18), começa o prazo para eleitores que pretendem votar em outra cidade indicarem os locais para o voto em trânsito. No entanto, a Justiça Eleitoral não vai funcionar nesta segunda, porque os servidores gozarão do feriado referente a 8 de dezembro, em alusão ao Dia da Justiça, que foi transferido para 18 de julho. Com isso, o primeiro dia para fazer a solicitação será na terça-feira (19). O prazo vai até o dia 18 de agosto.

Quem mora e vota em uma cidade, mas já sabe que no dia das votações estará em outra, pode pedir o voto em trânsito, mas somente em capitais e municípios com mais de 100 mil eleitores. Em Mato Grosso do Sul, além de Campo Grande, apenas Dourados tem o número mínimo de moradores para ser local de voto em trânsito.

Duas opções - Pode votar em trânsito que estiver fora da cidade, mas dentro do mesmo Estado em que vota, participando das eleições ao votar para os cargos de presidente da República, governador, senador, deputado federal, deputado estadual ou deputado distrital.

Os eleitores que votarão em outro Estado poderão participar apenas da escolha para o cargo de presidente. Fora do Brasil não é possível votar em trânsito.

No entanto, conforme o TSE, quem tem o título de eleitor cadastrado no exterior e estiver em trânsito no território brasileiro poderá, sim, votar na eleição para o cargo de presidente da República, desde que habilitado dentro do prazo.

O voto em trânsito também é opção para quem perdeu prazo de transferir título para cidade onde passou a morar, mas não quer abrir mão de votar.

Como solicitar - Eleitores poderão procurar qualquer cartório eleitoral para indicar em que cidade pretendem votar. A solicitação só pode ser feita por atendimento presencial, não há a opção de solicitação pela internet.

Capital - A Central de Atendimento ao Eleitor de Campo Grande fica na Rua Delegado José Alfredo Hardman, nº 180, no Parque dos Poderes. O expediente é das 12h às 18h.

No Cijus (Centro Integrado de Justiça), que fica na Rua Sete de Setembro, no Centro, o horário de atendimento é de segunda à sexta-feira, das 12h às 18h. 

Clique aqui para ver os endereços nas cidades do interior de MS.

Nos siga no Google Notícias