Em clima de festa, PSDB encerra escolha de comando dos municípios pela Capital
Com 5.798 filiados aptos a votar, a estimativa é que cerca de 1 mil tucanos votem nesta manhã
Em clima de festa, com direito a apresentações de balé, coral e escola de samba, o PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira) promove neste sábado (16), a última convenção partidária para a escolha do comando da sigla em Campo Grande. Depois de estruturar os diretórios do interior, nesta manhã, tucanos coroam nome de consenso para a presidência municipal, o deputado federal, Beto Pereira.
Com 5.798 filiados aptos a votar, a estimativa é que cerca de 1 mil pessoas estejam presentes nesta manhã, na sede do PSDB na Capital.
Com a eleição, Beto Pereira caminha para consolidar sua pré-candidatura para à Prefeitura de Campo Grande e a partir de agora, começa a percorrer os bairros da Capital, segundo ele, com a missão de aproximar o PSDB da realidade das pessoas. "A partir de agora a missão que nos é confiada é de fortalecer o partido para que tenhamos uma proposta consistente", afirmou o deputado.
As próximas agendas são a nível estadual e nacional que devem ocorrer até o mês de novembro.
Setoriais - A sigla tem quatro grandes áreas para conduzir propostas mais específicas: a Juventude, Mulher, Diversidade e o Tucanafro. Alinhado a diretoria de Beto Pereira, o objetivo também será levar esses temas aos quatro cantos da Capital.
A liderança da Diversidade, Karla Melo, de 43 anos, se sente honrada em representar a variedade tucana no município. Ela reforça que pretende dialogar com todas as pessoas e que Campo Grande ainda é uma cidade muito conservadora. Ela ainda informou que é pré-candidata a vereadora. "É um momento de democracia no nosso país, um momento que a gente precisa retomar a pauta, por algum momento deixar a gente discutir, deixou de dialogar, mas estamos aqui resistindo, falando sobre essas pautas, dialogando sobre a questão da diversidade em todos os lugares", afirmou.
A liderança da Juventude é a bacharel em Direito, Mayara Barros, de 23 anos, explicou que a ideia é que seja reestruturada a área. "A ideia é justamente reconstruir e fortalecer a base da juventude no partido. Nós trouxemos todos os segmentos: favelas, atléticas e lideranças das escolas, pessoal lgbtqiapn+".
Mayara ainda contextualizou que o PSDB pretende ir aos polos nas sete regiões urbanas para discutir políticas do primeiro voto, participação coletiva da juventude e palestras.
Pelo setorial da Mulher, Lu Souza, de 44 anos, é a representante. Ela destacou que dos 5.798 filiados ao partido na Capital, a maioria é mulher. "Nós somos mais que os homens, meu desfio é fazer uma política mais inclusiva tanto nacionalmente quanto estadual".
Tucanafro - O setorial para tratar sobre questões etnícas e raciais do PSDB é o Tucanafro, que foi reestabelecido para 2023. Quem preside é a professora Chrystianna Batista da Costa, de 33 anos. Por hora, a proposta é se organizar internamente para depois ir às ações práticas.
Buscamos representatividade, nós somos maioria populacional e minoria social. Então é importante que setoriais do partido representem justamente esses que buscam representatividade. O racismo é algo estrutural, então buscamos conhecê-lo de todas as maneiras possíveis", afirmou Chrystianna.
Ela complementou que terá uma 'corrida' contra o tempo para organizar internamente ainda neste mês para ter ações até novembro. "É importante frisar do que o partido ele tem fortalecido seus setoriais. Nós estamos buscando todo momento a representatividade. como eu disse nós somos maioria populacional e maioria social, precisamos literalmente ocupar os espaços".
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.