ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
FEVEREIRO, SEXTA  21    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Em reunião, Riedel firma acordos com governadores de países da Rota

Entre protocolos assinados, um prevê criação de GT para viabilizar a exportação de gás da Argentina ao Brasil

Por Mylena Fraiha e Izabela Cavalcanti | 19/02/2025 11:37
Em reunião, Riedel firma acordos com governadores de países da Rota
Eduardo Riedel e os demais governadores de províncias e departamentos dos países que integram a nova rota latino-americana (Foto: Henrique Kawaminami).

Na manhã desta quarta-feira (19), o governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB), se reuniu com sete governadores de províncias e departamentos do Chile, Argentina e Paraguai, que integram a Cúpula de Governadores da Rota Bioceânica, para a assinatura de protocolos de parceria econômica e comercial entre as regiões.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, reuniu-se com governadores de Chile, Argentina e Paraguai para firmar acordos econômicos e comerciais no âmbito da Rota Bioceânica. Durante o encontro, foram assinados um Protocolo de Intenções com a Província de Jujuy, visando cooperação institucional e desenvolvimento econômico, e um Memorando de Entendimento com o Paraguai para exportação de gás natural. O evento, parte do Seminário Internacional da Rota Bioceânica, busca promover a integração regional e conta com a participação de 1.400 pessoas de 22 países.

O encontro, que acontece a portas fechadas, no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, no Parque dos Poderes, em Campo Grande, faz parte do Seminário Internacional da Rota Bioceânica e do 6º Foro de los Gobiernos Subnacionales del Corredor Bioceânico.

Além de Riedel, a reunião conta com a presença do secretário da Semadesc (Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Jaime Verruck, que também é responsável por conduzir o encontro.

Estão presentes representantes de sete regiões do Chile, Argentina e Paraguai, sendo eles: José Miguel Carvajal Gallardo, governador de Tarapacá (Chile); Ricardo Díaz Cortés, governador de Antofagasta (Chile); Carlos Alberto Sadir, governador da Província de Jujuy (Argentina); Júlio San Milan, secretário que representa o governador da Província de Salta (Argentina), Gustavo Sáenz; Bernardo Antonio Zátare Rudas, governador do Departamento de Presidente Hayes (Paraguai); Harold Bergen, governador do Departamento de Boquerón (Paraguai); e Federico Arturo Méndez González, governador do Departamento de Alto Paraguay (Paraguai).

Durante a reunião, também serão assinados dois documentos importantes: o Protocolo de Intenções entre Mato Grosso do Sul e a Província de Jujuy e o Memorando de Entendimento entre Mato Grosso do Sul e a República do Paraguai.

O Protocolo de Intenções com a Província de Jujuy tem como objetivo fortalecer a cooperação institucional e promover o desenvolvimento econômico e social. Entre as ações previstas estão a integração industrial, infraestrutura regional, intercâmbio comercial e empresarial, além da cooperação nas áreas de saúde, educação e turismo. Todas as iniciativas serão implementadas seguindo planos específicos e respeitando as normativas de cada país.

Já o Memorando de Entendimento entre Mato Grosso do Sul e a República do Paraguai prevê a criação de um Grupo de Trabalho (GT) para viabilizar a exportação de gás natural da formação geológica de Vaca Muerta, na Argentina, para o Brasil, passando pelo Paraguai. O GT será responsável por avaliar as condições do projeto, identificar outras reservas de gás e buscar formas de acelerar sua implementação.

Evento – Teve início ontem (18) o 6º Foro de los Gobiernos Subnacionales, realizado no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande. Até esta quinta-feira (20), o evento reunirá cerca de 1.400 participantes de 22 países das Américas, Europa, África e Oceania.

A realização é do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Semadesc, com o apoio da Fiems e do Sebrae/MS. O objetivo do evento é fomentar o desenvolvimento e a integração regional entre Brasil, Paraguai, Argentina e Chile, destacando as oportunidades e desafios gerados pelo Corredor Bioceânico de Capricórnio, trajeto rodoviário estratégico para o comércio internacional.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias