Fábio Trad é o único deputado de MS entre os mais influentes do país
Deputado de MS é destaque entre os políticos "formuladores, dotados de saber, qualidade intelectual e especialização"
Pela quarta vez em sua carreira política o deputado federal, Fábio Trad (PSD), está entre os deputados mais influentes do país. Ele é o único parlamentar de Mato Grosso do Sul na lista dos “100 Cabeças do Congresso Nacional” de 2020 que reúne os políticos que mais se destacam no processo decisório na Câmara Federal.
Assim como no ano passado, Trad foi reconhecido por sua capacidade de “formulação” na Câmara, categoria onde se destacam os políticos mais produtivos, “dotados de saber, qualidade intelectual e especialização”.
Somente no primeiro semestre deste ano o deputado apresentou 12 projetos de lei nas áreas de saúde; segurança; política e administração pública; direitos humanos; economia; e trabalho, previdência e assistência social.
Esta é a terceira vez consecutiva que o parlamentar de Mato Grosso do Sul é reconhecido na lista. Além dos “formuladores”, o relatório dos “100 cabeças do Congresso” é dividida em outras três aptidões, onde são elencados os deputados que são destaques por sua “articulação”, de “debate” e de “negociação”.
Entre os deputados mais influentes deste ano, 31 são articuladores, 24 debatedores, 23 negociadores e 22 formuladores, categoria do deputado de Mato Grosso do Sul.
Para o diretor do Diap (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar) e coordenador do projeto “100 Cabeças do Congresso”, Antônio Augusto de Queiroz, o deputado Fábio Trad reúne as três virtudes exigidas pelo prêmio: institucional, decisional e boa reputação.
“Do ponto de vista de reputação, o deputado Fábio Trad é tido como um parlamentar muito respeitado e preparado perante seus colegas, com enorme trânsito em todos os partidos. E, no decisional, se comporta com muita decência, coerência e afinco na defesa de todos os temas que assume”, comenta.
Na Câmara, Trad é membro titular da CCJC (Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania), principal comissão permanente da Casa. Mas ele também se destacou pela atuação no comitê especial que aprimorou e aprovou o Pacote Anticrime na Câmara (PL 882/19), desempenho que foi elogiado pelo ministro da Justiça, Sérgio Moro, e o ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes.
Além disso, Trad comanda no Congresso os trabalhos do colegiado que tem a missão de modernizar o atual Código de Processo Penal, em vigor desde 1942, e também é o relator da Proposta da Emenda Constitucional (PEC 199/19), ou PEC da Segunda Instância.