Fórum Brasil Central traz ministro e governadores de 5 estados à Capital
Autoridades já estão no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, onde ocorre desde ontem a 4ª edição do Fórum de Governadores do Brasil Central. Além do governador Reinaldo Azambuja (PSDB), estão os governadores do Mato Grosso, Goiás, Tocantins, Roraima e Maranhão.
A programação começa com um café da manhã restrito aos representantes dos estados. Na chegada, Azambuja afirmou que o encontro pretende tratar da integração regional, discutindo medidas para avanços econômicos entre os estados.
Ele citou a intenção se se criar um mercado comum e uma plataforma logística integrada que prevê, entre outras ações, a unificação de alíquotas entre os estados membros do consórcio e estudam também, até a compra compartilhada de produtos, como medicamentos, por exemplo.
Além dos governadores, participa do evento hoje o ministro das Cidades, Bruno Araujo, que vai falar sobre recursos disponíveis do Orçamento Geral da União. Além dele, o presidente do BNDES, Paulo Rabelo, vai apresentar os investimentos disponíveis e aqueles já pactuados com MS.
"Uma das novidades de Rabelo, é o cartão agronegócio, uma linha de crédito exclusiva para produtores rurais, que vai ao encontro da situação do Estado", disse Reinaldo ao frizar que o BNDES tem mais de 1 trilhão de ativos.
Estão presentes os governadores Pedro Taques (MT), Marconi Perillo (GO), Marcelo Miranda (TO),
Confúcio Moura (RO), o vice-governador do Maranhão, Carlos Brandão, e a secretária de planejamento orçamento e gestão, Leany Lemos representando o Distrito Federal.
Uma coletiva à imprensa está marcada para acontecer às 9h30. O evento segue até o meio-dia, com um almoço de encerramento.