Geraldo Alckmin vai comandar transição para o governo Lula
Vice-presidente eleito comandará 50 pessoas para dialogar com membros do governo Bolsonaro
Presidente eleito para o terceiro mandato, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) escolheu o vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB), para comandar a equipe de transição ao novo governo. A decisão foi tomada na manhã desta terça-feira (1º) e anunciada por Gleisi Hoffmann, presidente do PT.
O ex-governador de São Paulo, escolhido por seu perfil de centro, terá a missão de coordenar uma equipe de 50 pessoas, entre nomes técnicos e políticos, para dialogar com membros do governo de Jair Bolsonaro (PL). O ex-ministro Aloízio Mercadante (PT) e a própria Gleisi Hoffman irão compor a equipe, que ficará instalada no prédio do CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil), em Brasília.
"Já estamos pensando, mas na quinta-feira a gente começa a fazer essa composição [da equipe de transição]", afirmou Gleisi. "Nossa proposta é ir para Brasília, já ter uma reunião presencial com quem for a parte do governo que vai fazer essa transição para que a gente já possa colocar em operação a equipe de transição”, concluiu.
O grupo será responsável por reunir informações sobre a situação do governo federal nas mais diversas áreas e preparar a aliança política de Lula para assumir o poder. “Quem participa dessa comissão de transição não quer dizer que vai ser ministro ou ministra”, explicou a presidente do partido.