Governador participa de Conferência e lança programas voltados aos jovens
O governador André Puccinelli participa às 9h da 10° Conferencia Estadual de Assistência Social, no auditório do bloco C, na UCDB (Universidade Católica Dom Bosco). Depois a partir das 10h30, no auditório da governadoria, lança programa aos jovens relacionados a moradia, assistência social e geração de emprego e renda.
A 10° Conferência tem como tema principal a “Gestão e o Financiamento na Efetivação do Suas (Sistema Único da Assistência Social) com o intuito de avaliar a situação atual e propor novas diretrizes para o seu aperfeiçoamento. O evento acontece hoje e amanhã na Capital.
Programas – André irá lançar programas da Sejuv (Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude), secretária nova que está sob o comando do vereador licenciado Herculano Borges.
Entre eles, está o programa “Meu Primeiro Emprego” que visa abrir 1,6 mil vagas em uma parceria com as empresas OI e Enersul.
Para o micro empreendedor, o Programa CrediJovem irá possibilitar que o jovem de 18 a 29 anos possa montar seu próprio negócio, tendo uma linha de microcrédito disponibilizado pelo Banco da Gente. O valor máximo que ficará disponível será de R$ 5 mil com taxa de juros 1% ao mês, em 18 parcelas para quitação e ainda proporcionando 3 meses de carência.
Ainda neste evento, será anunciado o “Projeto Minha Primeira Moradia” que irá disponibilizar 5% das casas que forem construídas no MS Forte II para jovens casais que comprovem união estável e apresentem situação de vulnerabilidade social. Esta ação terá a parceria da Sehac (Secretaria de Estado de Habitação e das Cidades).
A Secretaria da Juventude também apresenta projeto de assistência social e médico a acampados na beira de rodovias federais, como indígenas, comunidades ribeirinhas em parceria com a Polícia Rodoviária Federal.
Parceria – Os jovens militares também serão contemplados com uma parceria da Sejuv com o Comando Militar do Oeste, Serviço de Aprendizagem Industrial e a OI, que tem como objetivo capacitar e contratar 1,2 mil jovens militares pertencentes aos quartéis da Capital.