Governo espera amanhã decisão do Contran sobre taxa de vistoria
O governo estadual espera amanhã (19), em reunião do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), uma posição sobre a vistoria veicular que já é cobrada em Mato Grosso do Sul. Esta audiência a princípio estava marcada para o dia 15, mas foi adiada. O líder do governo, o deputado Rinaldo Modesto (PSDB), espera esta definição, para colocar em pauta o projeto que reduz em 20% o valor da cobrança.
“Fomos informados pela assessoria jurídica do Governo que amanhã está sendo esperado uma posição oficial do Contran sobre a cobrança, se tiver o avala, e até a regulamentação, vamos colocar para votar o projeto que reduz o valor e ainda fixa a realização do procedimento uma vez ao ano”, disse o deputado.
Rinaldo teve que pedir para “segurar” a matéria, na Casa de Leis, já que após a posição do Denatran (Departamento Nacional do Trânsito) que pedia para cancelar a cobrança, o governo tucano resolveu consultar o Contran, onde segundo o diretor-presidente do Detran-MS, Gerson Claro, recebeu o compromisso do órgão que esta vistoria seria regulamentada para todos os estados.
Caso esta decisão seja oficializada, o governo pretende reduzir em 20% o valor, que hoje varia de R$ 103,00 a R$ 120,00, além de propor a cobrança uma vez ao ano, sendo que parte deste recurso arrecadado será investido em campanha de trânsito. A vistoria veicular foi fixada em dezembro de 2014, por meio de uma portaria do Detran, para veículos com mais de cinco anos de fabricação.