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Política

Justiça Eleitoral recebe 14 denúncias por dia contra candidatos

Campo Grande, Jardim e Nova Andradina são as cidades com mais casos informados pelo aplicativo Pardal

Por Caroline Maldonado | 13/09/2024 14:45
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
Cabos eleitorais de diversos candidatos na Avenida Afonso Pena, durante campanha de 2022 (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo)
Cabos eleitorais de diversos candidatos na Avenida Afonso Pena, durante campanha de 2022 (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo)

Desde o início da campanha para as eleições de prefeitos e vereadores, que chega ao 29º dia nesta sexta-feira (13), a Justiça Eleitoral recebeu 421 denúncias sobre campanha irregular nas ruas e na internet em Mato Grosso do Sul. A média é de 14 denúncias por dia, com base nas estatísticas do aplicativo Pardal, pelo qual qualquer pessoa pode denunciar.

A propaganda eleitoral começou no dia 16 de agosto e pode ser feita até 5 de outubro, dia anterior ao domingo de votação. Em Campo Grande, foram feitas 81 denúncias até agora. A segunda cidade com mais queixas é Jardim, com 70 registros. Foram 39 em Nova Andradina; 25 em Dourados; 22 em Bela Vista e 21 em Bodoquena. Outros municípios têm menos de 20 denúncias e a maioria tem menos de cinco.

A maioria das denúncias é sobre candidatos a vereador. Foram 193 sobre postulantes ao cargo nas Câmaras Municipais, 146 contra candidatos a prefeito, 77 sobre partidos, coligações e federações e apenas cinco contra candidatos a vice-prefeito.

Do total, 83% das denúncias em MS são sobre diversos tipos de irregularidades, enquanto 17% têm a ver com propaganda na internet. Em todo o Brasil, a Justiça Eleitoral recebeu 36.6913 denúncias até então, sendo a maioria na região Sudeste.

Como denunciar - O aplicativo Pardal está disponível na Google Play e App Store. É possível enviar fotos, vídeos e áudios que comprovem a irregularidade. Para entrar é preciso fazer login com a conta Gov Br ou E-título.

O aplicativo tem, ainda, orientações sobre o que é permitido durante a campanha, como o uso de alto-falantes, distribuição de material gráfico e realização de comícios, ajudando a população a entender e fiscalizar o processo eleitoral de forma mais ativa e informada.

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