MS registrou 15 denúncias por dia nos primeiros 10 dias de campanha eleitoral
Jardim, Campo Grande e Bodoquena somam, aproximadamente, metade das notificações
Dez dias após o início da campanha eleitoral, Mato Grosso do Sul registrou 15 denúncias por dia no aplicativo Pardal. Em todo o país, já foram registradas 14 mil relatos de propaganda eleitoral irregular durante esse período.
Atualmente, em MS foram registradas 156 denúncias, sendo 67 relacionadas a prefeito, 55 a vereador e 2 sobre vice-prefeito. Dos 79 municípios do Estado, apenas 22 municípios tiveram candidatos denunciados.
Jardim, cidade que fica a 236 km da Capital, lidera o ranking dos municípios, com 30 denúncias. Campo Grande (22), Bodoquena (20), Nova Andradina (15), São Gabriel do Oeste (14), Batayporã (11) e Pedro Gomes (9) aparecem logo em seguida na lista dos municípios com maior número de denúncias registradas no Estado.
Sobre o Pardal - O aplicativo desenvolvido pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) está disponível gratuitamente para Android e iOS, oferecendo aos eleitores a possibilidade de denunciar irregularidades durante a campanha eleitoral de 2024.
As denúncias podem ser realizadas por qualquer pessoa, de forma anônima ou não. Porém, o denunciante precisa ter provas, como fotos, áudios ou vídeos. “Todas as demandas são tratadas como sigilosas pelo sistema, assegurada a confidencialidade da denunciante ou do denunciante, mas, em caso de má-fé, o usuário responderá pelo ato e ficará sujeito às penalidades cabíveis”, informa o TSE.
Além das denúncias, através do Pardal também é possível tirar dúvidas sobre o que pode ou não ser feito durante o período eleitoral.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.